Publicações Recentes

março, 2024

  • 26 março

    Resolução da seção venezuelana da CMI sobre o contexto político e a situação eleitoral

    Confira a resolução de Luta de Classes – CMI Venezuela sobre o contexto político e a situação eleitoral, aprovada pelo Comitê Central da referida organização. Essa resolução é uma contribuição para o debate sobre qual posição os revolucionários conscientes devem defender nas próximas eleições presidenciais venezuelanas e qual o tipo de organização a classe trabalhadora precisa para colocar novamente de pé as forças do povo trabalhador da Venezuela.

    Leia Mais »
  • 26 março

    Os erros da guerrilha na luta contra a ditadura militar brasileira

    Ao longo dos anos de chumbo, setores da esquerda também lançaram luz ao método guerrilheiro de combate ao capitalismo e suas opressões. Principalmente por estar inserida a um contexto imerso na “guerra fria” e em experiências internacionais de revoltas populares - vitoriosas ou não - que adotaram tal forma de ação, as esquerdas no Brasil arquitetaram tentativas de derrubada do regime militar com esta tática.

    Leia Mais »
  • 22 março

    O PCB diante do golpe e da ditadura

    O Partido Comunista Brasileiro (PCB) era a principal organização da esquerda quando ocorreu o golpe de 1964. Embora inserido no movimento operário, nos meios intelectuais e mesmo entre militares, o partido não foi capaz de organizar a resistência contra a ofensiva burguesa que derrubou o governo de João Goulart. Essa …

    Leia Mais »
  • 20 março

    O imperialismo no golpe e na ditadura

    O dia 1º de abril é marcado pelos 60 anos do Golpe Militar que estabeleceu a Ditadura Militar no Brasil, que durou 21 anos. Nos últimos anos, esse episódio da história brasileira tem sido retomado com frequência para explicar ou argumentar sobre os eventos e a conjuntura atual. Muitas argumentações apontam para as particularidades da política interna brasileira que teriam sido decisivas para a realização do Golpe Militar.

    Leia Mais »
  • 15 março

    1968 no Brasil: estudantes e trabalhadores contra a ditadura militar

    No Brasil, 1968 começou em março. A morte de Edson Luís, com um tiro no coração, sensibilizou o país e resultou na explosão de uma enorme insatisfação social que se acumulava desde o golpe militar de 1964. Os estudantes ocuparam escolas, universidades e foram às ruas. A classe trabalhadora, buscando se reorganizar, realizou greves, combateu a burocracia sindical e a repressão da polícia. A música, o cinema, o teatro, questionavam a Ditadura, os artistas se solidarizavam e lutavam ao lado de estudantes e trabalhadores.

    Leia Mais »
  • 13 março

    Os limites do trabalhismo do PTB (1945-1964) e suas reverberações no presente

    O período de 1945 a 1964 expressou um dos momentos de maior acirramento da luta de classes na história brasileira. A guerra fria e as contradições sociais tencionavam o continente e abriam o caminho para uma situação revolucionária. No Brasil, dos campos aos centros urbanos, disputas eram travadas entre frações das classes dominantes e nas direções operárias e camponesas, dos pampas à Amazônia.

    Leia Mais »
  • 11 março

    Manifesto da Internacional Comunista Revolucionária

    A seguir apresentamos o texto do Manifesto da Internacional Comunista Revolucionária que, após uma discussão exaustiva, foi aprovado por unanimidade no Secretariado Internacional na manhã de 7 de março de 2024. Este documento será submetido, para ratificação, a nossa conferência internacional em Junho, onde lançaremos uma nova Internacional Comunista Revolucionária.

    Leia Mais »
  • 8 março

    Lênin, o comunismo e a emancipação das mulheres

    A desigualdade e a opressão estão tão enraizadas nas estruturas da sociedade, que permeiam toda a vida de uma mulher, independente de onde ela viva no mundo. Essa desigualdade e opressão assumem a sua própria expressão repugnante sob o capitalismo, mas foram transmitidas ao longo de milhares de anos de sociedade de classes.

    Leia Mais »
  • 7 março

    Os 60 anos do golpe de 1964 e a luta contra a ditadura

    Durante o mês de março, publicaremos uma série de artigos analisando a ditadura militar instaurada no Brasil em 1964, o papel do imperialismo nesse processo, a tática de guerrilhas entre outros aspectos do golpe que completa 60 anos no próximo 1º de abril.

    Leia Mais »
  • 5 março

    Podcast – O Estado e a Revolução (Parte 2)

    Nesse episódio, André Mainardi traz a parte final de uma introdução ao estudo de “O Estado e a Revolução”, obra seminal da literatura marxista e uma das principais elaborações teóricas de Vladimir Ilitch Lênin, comemorando o legado desse grande revolucionário na ocasião dos 100 anos de sua morte.

    Leia Mais »
  • 1 março

    Aprender com Lênin e o leninismo para “varrer o velho e criar o novo”

    Ao tratar das consequências da Primeira Guerra Mundial, de seus horrores, Lênin explicou que a “a sociedade capitalista foi e é sempre um horror sem fim”. Ao completarem-se 100 anos da morte deste grande revolucionário, esta frase continua extremamente atual.

    Leia Mais »

fevereiro, 2024

  • 27 fevereiro

    Podcast – O Estado e a Revolução (Parte 1)

    No episódio de estreia do Foice & Martelo, o podcast da Organização Comunista Internacionalista (Esquerda Marxista), André Mainardi traz a primeira parte de uma introdução ao estudo de "O Estado e a Revolução", obra seminal da literatura marxista e uma das principais elaborações teóricas de Vladimir Ilich Lênin, comemorando o legado desse grande revolucionário na ocasião do 100 anos de sua morte.

    Leia Mais »
  • 24 fevereiro

    Catástrofe anunciada deixou Joinville sem água

    No início do ano (29/1) um acidente de caminhão que transportava ácido sulfônico, um perigoso produto químico, afetou a fauna, a flora e as pessoas da maior cidade de Santa Catarina. O acidente ocorreu na Serra Dona Francisca, na SC-418, em um local com duas insinuantes curvas no cenário contínuo de acidentes de veículos, muitos deles mortais.

    Leia Mais »
  • 22 fevereiro

    Demissão motivada nas empresas públicas: a decisão do STF é uma vitória?

    O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou no dia 08 de fevereiro a ação que discutia a necessidade de motivação para a dispensa de trabalhadores concursados de empresa pública e de sociedade de economia mista. Por maioria de votos, o STF decidiu a que demissão não pode ser injustificada (sem justa causa). Embora tenha decidido pela necessidade de motivos para a dispensa, resta ainda ao STF definir a tese do julgamento.

    Leia Mais »
  • 22 fevereiro

    Por Luís Felipe! Por todos os trabalhadores! Pela Vida Além do Trabalho!

    Um jovem chamado Luís Felipe tirou a própria vida após ser demitido de uma unidade da empresa Mercado Livre em Cajamar, região metropolitana de São Paulo, no dia 19 de fevereiro. Colegas de trabalho relatam que o jovem era um trabalhador extremamente dedicado e o próprio Luís Felipe postou nas redes sociais sua satisfação em trabalhar para a empresa.

    Leia Mais »