Juventude

O “hype” do movimento comunista

É correto afirmar que o grande propagandista (involuntário) do movimento comunista tem um nome, ele se chama Jair Messias Bolsonaro. Claro que isso é uma afirmação genérica do que realmente causou o crescimento das fileiras das organizações comunistas no Brasil. O catastrófico governo Bolsonaro, com a péssima administração durante a pandemia, que causou a morte de mais de 600 mil brasileiros por Covid-19, nos concedeu a chance e a condição de abrir os olhos não só para a situação em que o Brasil se encontrava, mas também encarar a realidade de outras nações do mundo, ou seja, encarar a crise global do capitalismo.

Leia Mais »

Pelo Fim dos Vestibulares! Por todos nas Universidades Públicas!

Mais de 4,3 milhões de inscritos, sendo 1,6 milhão concluintes do Ensino Médio, devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 03 e 10 de novembro, em todo o Brasil. Os inscritos concorrem a 264.181 vagas em 127 instituições públicas de Ensino Superior, isto é, do total de inscritos, apenas cerca de 6% poderão ocupar uma vaga na educação pública superior.

Leia Mais »

O jovem Lênin e o marxismo: relato do Acampamento Comunista Internacionalista 2024

O acampamento foi uma grande experiência, com camaradas internacionais, ótima formação revolucionária na teoria marxista, troca de conhecimento, mesas muito interessantes, diálogo entre os militantes. Na tarde do sábado, discutimos a mesa central “Lênin: sua vida e legado”, com o camarada Johannes Halter sendo o informante. Fizemos uma homenagem ao camarada Rennan Valeriano que havia se preparado para dar esse informe durante meses antes do acampa, mas que teve que realizar uma cirurgia de emergência na semana anterior e por isso não pôde estar presente.  Diante disso, o informe do camarada Johannes se concentrou na juventude de Lênin e seu encontro com o marxismo.

Leia Mais »

Lições sobre a Revolução Russa: relato do Acampamento Comunista Internacionalista 2024

Nos dias 4 a 6 de outubro tivemos na cidade de Campo Limpo Paulista, em São Paulo, um evento vitorioso: o Acampamento Comunista Internacionalista 2024. Foram dias de aprendizado, troca de conhecimento e de experiências com camaradas de diversos lugares do país e do mundo. Pela manhã de sábado, como uma das opções de mesa, discutimos “o que foi a revolução russa e como defendê-la?” com o informe do camarada Chico Aviz.

Leia Mais »

Aprender o comunismo é a nossa tarefa: relato do Acampamento Comunista Internacionalista 2024

Uma das pesquisas mais recorrentes no Google Brasil em 2023 foi “O que é comunismo?”. Há um motivo nacional e outro internacional para isso. Internacionalmente, há uma camada de novos lutadores que simpatiza com as ideias comunistas, que compreende que essas ideias representam uma resposta para os anseios e a falta de perspectiva que sentem. Então, mesmo em países como os Estados Unidos e Inglaterra, onde existe uma permanente campanha contra o comunismo, cerca de 30% da juventude afirma que o comunismo seria melhor que o capitalismo.

Leia Mais »

Nada a perder, um mundo a ganhar: abertura do Acampamento Comunista Internacionalista 2024

Mesmo com viagens longas, alguns viajando desde o Amazonas, Distrito Federal ou Rio Grande do Sul e Paraná, o cansaço não tirou o ânimo de estar reunido, pela primeira vez ou novamente, com todos os camaradas no primeiro acampamento que realizamos após a pandemia.

Leia Mais »

UFRGS corta bolsa de estudantes que não “trabalharam” durante as enchentes: era de se esperar outra coisa vindo da reitoria interventora?

Durante a situação de calamidade pública que devastou o Rio Grande do Sul, nas enchentes de maio deste ano,  a reitoria interventora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) decidiu descontar o pagamento das bolsas de monitoria dos estudantes. A justificativa da reitoria é que os estudantes não "trabalharam" durante esse período, portanto não teriam direito aos valores.

Leia Mais »

Cláudio Castro usa a força policial contra os estudantes da UERJ. Liberdade para o deputado Glauber Braga e os três estudantes presos!

Às 13:30 desta sexta-feira, dia 20 de setembro, o batalhão de choque da Polícia Militar invadiu a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a mando do governador Claudio Castro (PL). O batalhão de choque entrou nas instalações da Uerj usando a força bruta para retirar os estudantes, usaram gás de pimenta e bombas de efeito moral. Muitos estudantes foram agredidos e imobilizados à força. Três estudantes foram presos. O deputado federal Glauber Braga que estava no local em apoio aos estudantes da Uerj também foi preso. Todos foram levados para a cidade da polícia, no bairro do Jacaré.

Leia Mais »

“Eles Não Usam Black Tie” é encenada no Rio de Janeiro

Escrita originalmente nos anos 1950 por Gianfrancesco Guarnieri, a peça “Eles Não Usam Black Tie” está em cartaz novamente na capital carioca. A trama representa uma greve numa empresa metalúrgica e envolve conflitos familiares marcados pela consciência de classe. Seu texto segue bastante atual quando envolve piquetes, assembleias, pelegos, fura greves, repressão policial e múltiplas pressões sobre as lideranças sindicais. Ideias como "nada é mais operário do que organizar uma greve" e "só na luta melhora a vida" estão muito presentes.

Leia Mais »