O Sumário da Consulta Pública foi apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 07 de agosto. Este sumário confirma nossa análise anterior, de que o objetivo do governo com a consulta era apresentar uma reforma dentro da reforma, legitimada pela participação da “comunidade escolar” e de “especialistas”, mantendo o central do ataque: a destruição da escola pública por meio da privatização. Neste artigo, vamos analisar as mudanças propostas pelo MEC e os problemas fundamentais que elas apontam, bem como as lacunas que não estão previstas nas propostas de mudança e que permanecem com a manutenção “ajustada” do NEM.
Leia Mais »Revoga NEM
Rompimento de contratos, privatização e pessoalidade na Educação Catarinense
A Corrente Sindical Esquerda Marxista denuncia a pessoalidade do serviço público na Educação Catarinense com a anuência da gerência de educação. Exigimos uma ação imediata e contundente do Sinte, não aceitamos que os professores ACTs sejam assediados e ameaçados de perder a vaga por conta do “desejo” dos diretores escolares. A ordem de chamada deve ser respeitada e a preferência de permanência na escola do primeiro semestre garantida.
Leia Mais »PL 2601/23 é pela Revogação do Novo Ensino Médio. Entenda e conheça nossa posição
A revolta contra o Novo Ensino Médio (NEM) existe e continua indignando estudantes e trabalhadores em educação em todo o país. Ao mesmo tempo, junto com essa indignação operam, por um lado, a Consulta Pública e, por outro, a traição das direções do movimento estudantil e sindicais. Agora, uma nova frente de discussão se abre em torno do Projeto de Lei (PL) 2601/23, que nós consideramos o PL da Revogação do NEM
Leia Mais »O que é a “Universidade Gratuita” do Governo Jorginho Mello?
Durante a campanha eleitoral de 2022 a enxurrada de mentiras bolsonaristas inundaram as propagandas de televisão, rádio e internet. Em Santa Catarina, os apoiadores do ex-presidente passaram por um racha ao longo dos quatro anos de mandato, distanciando-se do então governador eleito no oportunismo de 2018, Carlos Moisés (Republicanos), e aproximando-se de uma velha raposa catarinense, o ex-senador da República, Jorginho Mello (PL). Eleito governador no segundo turno contra o petista Décio Lima, sua campanha seguiu a linha reacionária de Bolsonaro com o acréscimo oportunista e falacioso da “Universidade Gratuita”, vendendo a ilusão para a classe trabalhadora que seus filhos poderiam cursar o ensino superior sem custos. Desde o início, um projeto nebuloso, atrapalhado e que demorou para chegar às vias da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Leia Mais »A farsa da Consulta Pública e a continuidade da luta pela revogação do Novo Ensino Médio
A crescente revolta dos estudantes contra o Novo Ensino Médio (NEM) forçou movimentações por parte das organizações estudantis e sindicais, bem como do governo Lula-Alckimin. Embora essa revolta esteja em um momento de espera desde o início da Consulta Pública, é certo que ela não deixou de existir. É preciso um balanço do que fizemos até aqui, da postura das direções estudantis e sindicais, das táticas do governo e como seguir a luta pela revogação durante e para além da Consulta Pública.
Leia Mais »Estamos fartos do capitalismo! Exigimos um futuro! – Contribuição da Liberdade e Luta ao 59º Congresso da UNE
O contexto nacional em que se realiza o 59º Congresso da Une (Conune) é de um novo governo Lula. Nos governos anteriores encabeçados pelo Partido dos Trabalhadores (PT), houve uma imensa adaptação da União Nacional dos Estudantes (UNE) aos governos de colaboração de classes, atuando como correia de transmissão e em defesa das políticas de educação pró-capital, de transferência de dinheiro público para empresas privadas, tal como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A principal bandeira da direção da UNE nesse período foi a regulamentação do ensino superior privado, ou seja, uma política que aceita a privatização da educação superior, desde que essa privatização seja “regulamentada”, “controlada” e “supervisionada”.
Leia Mais »Trabalhadores em educação e estudantes impulsionam comitês pela revogação do NEM no Oeste do Paraná
Professores, universitários e estudantes secundaristas se reuniram na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste de Cascavel (PR) para debater os impactos do Novo Ensino Médio (NEM) a necessidade de revogação imediata desta contrarreforma. A atividade ocorreu na tarde de sábado (29/4) com a presença de mais de 20 pessoas.
Leia Mais »Estudantes da Furb debatem NEM e formas de combatê-lo
A luta pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM) foi tema de debate na Universidade Regional de Blumenau (Furb), na noite desta quarta-feira (19), em uma atividade que reuniu cerca de 60 pessoas, entre elas professores de licenciatura e alunos da biologia, sociologia, história, psicologia, pedagogia, entre outros cursos.
Leia Mais »O que está por trás da suspensão do Novo Ensino Médio
A pressão causada pela mobilização dos estudantes e trabalhadores, por meio do abaixo-assinado lançado pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) e da organização de comitês pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM), resultou na medida anunciada pela Folha de S. Paulo ontem (3) de que o governo Lula suspenderá a implementação reforma nos próximos dias. Mas afinal o que isso significa?
Leia Mais »Professor relata discussão pela revogação do Novo Ensino Médio em plenária da CNTE
A luta pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM) foi uma das principais pautas debatidas durante a 4ª Plenária Intercongressual Prof. João Felício, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), entre os dias 17 e 19 de março, em Brasília. Ney Jansen, professor da Rede Estadual do Paraná, em Curitiba, foi um dos muitos trabalhadores em Educação do Brasil presente na atividade. Em entrevista, ele fez um relato sobre a atuação do Comitê Revoga NEM no Paraná e a importância de construir a greve nacional da educação pela revogação do NEM, em 26 de abril.
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