Dirigentes do Comitê de Ação Awami na região de Guilguite-Baltistão, administrada pelo Paquistão, foram presos. Estão detidos em condições precárias, sob acusações forjadas. O crime deles? Defender os trabalhadores e resistir à pilhagem de suas terras! A Internacional Comunista Revolucionária (ICR) está realizando uma campanha global para garantir a libertação dos camaradas, e precisamos da sua ajuda!
[CONFIRA AQUI OS VÍDEOS DE SOLIDARIEDADE DE MILITANTES E SIMPATIZANTES NO BRASIL]Camaradas e apoiadores da ICR têm protestado em frente a embaixadas, altas comissões e consulados paquistaneses; além de coletar assinaturas de figuras políticas proeminentes, incluindo parlamentares, ativistas de renome e destacados sindicalistas.
Esta campanha precisa ser intensificada! Não descansaremos até que todos os nossos camaradas injustamente presos sejam libertos com segurança! Mas, para que esta campanha seja bem-sucedida, precisamos da mais ampla solidariedade e da maior pressão possíveis.
Por isso, convidamos nossos leitores a tomar as seguintes medidas para ajudar a garantir a libertação de nossos camaradas:
1. ESCREVA para políticos, dirigentes sindicais e estudantis, ativistas e figuras públicas, e peça que apoiem nossa campanha! Há uma lista de apoiadores proeminentes aqui. Por favor, informe-nos sobre quaisquer respostas pelo e-mail: aacgb-solidarity@marxist.com.
2. CONTATE a embaixada, o consulado ou o alto-comissariado do Paquistão mais próximo, individualmente ou em nome de um sindicato, união estudantil ou organização política. Por favor, informe-nos sobre quaisquer respostas pelo e-mail: aacgb-solidarity@marxist.com. Você pode encontrar um modelo de carta aqui.
3. APROVE UMA MOÇÃO em seu sindicato ou união estudantil e nos informe pelo e-mail aacgb-solidarity@marxist.com. Um modelo de moção está disponível aqui.
4. ENTRE EM CONTATO com o grupo da ICR mais próximo e junte-se aos nossos protestos em frente às embaixadas, consulados e altas comissões do Paquistão!
A situação até o momento
Guilguite-Baltistão é uma região administrativa do Paquistão. Corrupção, exploração e roubo a deixaram em um estado extremo de pobreza e subdesenvolvimento, embora o território seja abundante em recursos naturais, especialmente minerais e água.
O regime administrativo saqueia Guilguite-Baltistão continuamente em nome de seus senhores em Islamabad. Os moradores locais estão privados de seus meios de subsistência e terras, e o vibrante ecossistema local foi destruído.
Eshan Ali (do Partido Comunista Inqalabi) criou um Comitê de Ação Awami (uma forma de organização de defesa comunitária) em Guilguite-Baltistão, em 2014.
O Comitê de Ação Awami de Guilguite-Baltistão (AAC-GB) luta incansavelmente em nome da população há mais de uma década, fazendo campanha por direitos democráticos, pela manutenção de subsídios aos produtos básicos, como a farinha de trigo, e pelo fornecimento de serviços básicos de saúde e educação para a população da região. O AAC-GB também resiste à destruição ambiental infligida ao território pela intensa exploração capitalista.
No ano passado, após um movimento de massas bem-sucedido concluído em fevereiro, o governo de Guilguite-Baltistão, sob os ditames de Islamabad, incluiu Ali na Quarta Lista: uma medida antiterrorismo que o colocou sob vigilância contínua das autoridades. Mas isso não deteve sua atividade política.
Em fevereiro de 2024, dezenas de milhares de pessoas de toda a região de Guilguite-Baltistão se mobilizaram para um protesto vitorioso na cidade de Guilguite, liderado pelo Comitê de Ação Awami sob a direção de Ehsan Ali. As manifestações exigiam a restauração do subsídio à farinha de trigo, além de reivindicações por emprego, saúde e educação.
Em abril de 2025, um novo movimento eclodiu no distrito de Diamer: milhares de pessoas, afetadas pela construção de uma enorme barragem, protestaram por indenizações. Ehsan Ali foi convidado como orador principal no comício central dos manifestantes. Posteriormente, o governo foi forçado a aceitar parcialmente as reivindicações do movimento.
A gota d’água foi uma reunião de massas planejada para os dias 24 e 25 de maio, que daria continuidade à luta pelos direitos prometidos — mas não cumpridos — pelo governo, além de se opor ao projeto de lei de reforma agrária apresentado na assembleia de Guilguite-Baltistão, que deixaria a região ainda mais vulnerável à pilhagem.
No dia 15 de maio, o governo lançou uma onda de prisões contra os dirigentes do AAC-GB, numa tentativa de decapitar a organização. Até o momento, 11 pessoas foram presas. Todos estão sendo julgados sob leis antiterrorismo, e, por isso, tiveram os pedidos de fiança negados.
Outros membros proeminentes do Comitê de Ação Awami, embora não detidos, foram colocados sob vigilância e tiveram seus movimentos severamente restringidos.
Os camaradas enfrentam tortura e abusos na prisão. Ehsan Ali, de 60 anos, encontra-se em péssimas condições físicas. Ele chegou a ser transferido para um hospital, mas foi devolvido à prisão após se recusar a assinar uma declaração de lealdade ao Paquistão e de condenação aos demais dirigentes presos.
Nossa campanha apresenta as seguintes reivindicações:
- A libertação imediata de Ehsan Ali e de todos os membros do AAC-GB.
- A anulação do caso forjado contra eles.
- A remoção imediata do nome de Ehsan Ali da Quarta Lista.
- A restauração imediata de seu direito à livre circulação.
- O fim de todas as restrições às suas atividades políticas.
- A aceitação imediata de todas as reivindicações do AAC-GB.
Apoiadores proeminentes da campanha (indivíduos e grupos)
Áustria
- Selma Schacht, Chamber of Labour Councillor
- Nadir Aykut, Chamber of Labour Councillor
- Elisabeth Sahan, Chamber of Labour Councillor
- Sarah Ott, works council member at LOK
- Martin Gutlederer, Staff Representative – Ottakring Clinic; Delegate to the Younion State Conference
- Lisa Auer, Staff Representative – Ottakring Clinic; Delegate to the Younion State Conference
- Paul Höllhumer, Staff Representative – Ottakring Clinic
- Johannes Wölflingseder, Chairman of the Works Council – BHS Vienna; Chairman of Region 1 Vida Vienna
- Patrick Kaiser, Staff Representative – Floridsdorf Clinic; State Chairman of GLB Vienna
- Zenon Khayat, Works Council Member at Thalia Vienna
- Martin Zuba, Works Council Member at Gesundheit Österreich GmbH
- Markus Haunschmid, staff representative of the compulsory school sector in the Vienna West 4 departmental committee
- Kommunistische Gewerkschaftsinitiative (KOMintern)
- Kommunistische Jugend Österreich (KJÖ)
Bélgica
- Roland Vanderbeke, ACOD Oostende
- Yves Brusseel, former chairperson of ACOD VDAB
- Abdellah, militant of Socialist Metal Workers Union
- Paulette Vermeersch, ACOD Council Workers Union of Antwerpen
- Hilde Willaert, chairperson, socialist teachers union Oost-Vlaanderen
- André Gonsalis, former chairman socialist public service union Veurne
Brasil
- Glauber Braga, deputado pelo PSOL
- Sindicato dos Servidores Municipais de Joinville-SC
- Trabalhadores de Água e Esgoto de Joinville
- DCE da Univille
- Ivan Pinheiro – militante comunista, ex-secretário geral do PCB, combatente contra as guerras capitalistas
- Plínio de Arruda Sampaio Jr. – Comunista, economista especialista em desenvolvimento e formação econômica do Brasil
- Fernanda Melchionna (deputada federal – PSOL/RS)
- Sâmia Bomfim (deputada federal – PSOL/SP)
- Vivi Reis (Vereadora, ex-deputada federal – PSOL/PA)
- Luciana Genro (deputada estadual, presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco – PSOL/RS)
- Josemar Carvalho (deputado estadual – PSOL/RJ)
- Mônica Seixas (deputada estadual – PSOL/SP)
- Camila Valadão (deputada estadual – PSOL ES)
- Fabio Felix (deputado distrital – PSOL/DF)
- Roberto Robaina (vereador – PSOL Porto Alegre/RS)
- Luana Alves (vereadora / PSOL/SP)
- Mariana Conti (vereadora / PSOL Campinas/SP)
- Jurandir Silva (vereador / PSOL Pelotas/RS)
- Mariana Riscali (Secretário Relações Institucionais do PSOL- Fundação Lauro Campos)
- Israel Dutra (Secretário de Movimentos Sociais do PSOL)
- Leandro Recife (Diretório Nacional do PSOL )
- Zeneide Lima (Executiva Nacional do PSOL)
- Diolinda Souza (Liderança Nacional da luta camponesa)
- Danilo Serafim (SEPE RJ / TLS – Tendência Sindical)
- Frederico Henrique (TLS – Tendência Sindical)
- Etevaldo Teixeira e (TLS – Tendência Sindical)
- Camila Souza – (Movimento Juntos! Editora Revista Movimento)
- João Pedro de Paula — (Diretor da UNE- União Nacional de Estudantes)
- Pedro Fuentes (dirigente do MES/PSOL)
- Bruno Magalhães (Coordenador nacional da Rede Emancipa)
- Gabi Tolloti, Presidente estadual do PSOL/RS
- Sandro Pimentel- Presidente estadual do PSOL RN
- Giulia Tadini- Presidente estadual do PSOL DF
- Reynaldo Costa- Presidente do PSOL Maranhão e militante do MST
- Claudemir Novais- Coordenação Nacional do MPL
- Jonas “Beto” Conceição – Coordenação Nacional do MPL
- Julio Pontes- Presidente do PSOL Natal
- Karol Chaves- Presidente do PSOL Palmas(TO)
- Renata Moara – Diretora da UNE
- Max Costa – Secretário-Geral do PSOL/PA
- Karol Ribeiro – Coordenadora-geral do Sindtifes/PA
- Márcio Pinto – Presidente do PSOL/Santarém e coordenação estadual do Sintepp
- Heloíse Rocha – Coordenação estadual do Sintepp
- Silvia Giese – Executiva do PSOL/Belém
- Gabriel Feltrin – Presidente PSOL/Curitiba
- Tonhão Broder – Sindicato dos metalúrgicos de Campinas
- Paulo Neves – Dirigente da APEOESP
- Comitê de Luta contra a Privatização da CPTM (companhia de trens de SP)
- Adilson Mariano – Professor em Santa Catarina, ex-vereador na cidade de Joinville/SC
- Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino de Santa Catarina – Sinte/SC – Regional Joinville
- Roberta Zimmer César – Presidente Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis.
- Rodrigo Teixeira – Presidente Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura Municipal de Biguaçu
- Marlete Gonzaga – Presidente Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina
- Congresso do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba
- Centro Dos Direitos Humanos De Joinville Maria Da Graça Bráz
- CSP-CONLUTAS – CENTRAL SINDICAL E POPULAR
- SINDICATO DOS METALURGICOS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO/SP
- SINDICATO DE TRABALHADORES/AS QUÍMICOS/AS DE SJC E REGIÃO/SP
- SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
- SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
- SINDICATO DOS TRABALHADORES DA USP – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/SP -SINTUSP
- SINDICATO DOS TRABALHADORES NA EMPRESA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DO VALE DO PARAIBA/SP
- SINDICATO DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL EM ALAGOAS
- SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MPU NO MARANHAO
- SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIARIO DE BELEM/PA
- SINDICATO SERVIDORES DA SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
- SINDICATO DOS MUNICIPÁRIOS DE STA BARBARA DO SUL/RS
- SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE PASSO FUNDO/RS
- SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE SANTA CRUZ DO SUL
- SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS IND. DE CIMENTO, CAL, GESSO E CERÂMICA DO MUNIC. DE ARACAJÚ/SE
- SINDICATO DOS MUNICIPAIS DE STA BÁRBARA, BARÃO DE COCAIS E CATAS ALTAS (SINDICABASA) MG
- SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE MONTE CARMELO E REGIÃO MG
- SERVIDORES PÚBLICOS DE SANTA CRUZ MG
- SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BH (SINDREDE BH)/MG
- SINDSAÚDE – SUBSEDE CONTAGEM/MG
- SINDICATO DOS SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS DE TRÊS PONTAS/MG
- SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE ASS. PESQ. PER. INF E CONG DE MG (SINTAPPI)
- SINDICATO DOS TRABALHADORES EM SEG SOCIAL, SAÚDE, PREV, TRAB E ASS SOCIAL EM MG (SINTSPREV)
- SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE BETIM (SINDSERB) MG
- SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE CARNES. DERIV. CONG NO EST. DE MG
- FEDERAÇÃO SINDICAL E DEMOCRÁTICA DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DE MINAS GERAIS MG
- SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS GRÁFICAS DE JORNAIS E REVISTAS NO EST DE MG (STIG)
- SINDICATO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DE BH E REGIÃO (SINDEESS)/MG
- SINDICATO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DE DIVINÓPOLIS/MG
- SINDICATO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DE FORMIGA/MG
- SINDICATO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DE ITAJUBÁ/MG
- SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE JUAZEIRO DO NORTE/CE
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE ITAÚNA E REGIÃO/MG
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE PIRAPORA/MG
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE SÃO JOÃO DEL REI/MG
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE GOV VALADARES/MG
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE ARAXÁ/MG
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE BARÃO DE COCAIS/MG
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE DIVINÓPOLIS E REG/MG
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE ITABIRA/MG
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE ITAJUBÁ E REG/MG
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE OURO PRETO/MG
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE PATOS MINAS/MG
- SINDICATO DOS METALÚRGICOS E OF. MECÂNICAS E MAT. ELÉTRICO DE VÁRZEA PALMA/MG
- SINDICATO METABASE INCONFIDENTES/MG
- SINDICATO DOS TRABALHADORES INDÚSTRIA CERÂMICAS MONTE CARMELO/MG
- SINDICATO DOS TRABALHADORES TÊXTEIS DE SÃO JOÃO DEL REI/MG
- SINDICATO DOS TRABALHADORES TÊXTEIS DE PIRAPORA/MG
- SINDICATO DOS TRABALHADORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE JACAREÍ/SP
- SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CÍVIL E DO MOBILIÁRIO/RR
- SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE ALAGOINHAS/BA
- SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO/PA, AM, MA, AP
- SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO/AL, SE
- FEDERACAO DEMOCRATICA DOS AGRICULTORES FAMILIARES E EMPREENDEDORES RURAIS/PE
- FEDERAÇÃO DOS EMPREGADOS RURAIS/PE
- SINDICATO INTERMUNICIPAL AGENTES COMUM. SAÚDE COMBATE ÀS ENDEMIAS DA REG MATO GRANDE/RN
- SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICOS FEDERAIS EM TRABALHO, SAUDE, PREVIDÊNCIA/PR
- SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CAPELA/SE
- ADMAP – ASSOCIAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS APOSENTADOS E PENS. DO VALE DO PARAÍBA/SP
- MOVIMENTO LUTA POPULAR
- REBELDIA
- MOVIMENTO NACIONAL QUILOMBO RAÇA E CLASSE
- MOVIMENTO RESISTÊNCIA POPULAR/DF
- MML – MOVIMENTO MULHERES EM LUTA
- COLETIVO FEMINISTA MARIELLE VIVE
- SINTUFF
- SINTSEP-PA
- UNIDOS PRA LUTAR
- SINTEPP BELÉM
- Celso Giannazi, vereador de São Paulo pelo PSOL
- Silvia Andrea Ferraro, vereadora de São Paulo
- Centro Acadêmico de Serviço Social – UnB
- Centro Acadêmico de Comunicação – UnB
- Movimento Kizomba – DF
- Partido Comunista Revolucionário (PCBR)
- União da Juventude Comunista (UJC)
- Grabriel Landi Fazzio, Secretario de Relações Internacionais do PCBR
- Centro Acadêmico de Filosofia “Profº João Cruz Costa”, CAFIL USP
- Gabriel Lazzari, Secretário Geral do PCBR
- Prof. Luiza Helena da Silva Christov, Doutora, professora no Instituto de Artes da UNESP
Canadá
- CUPE 79 (30,000 members)
- Learie Charles, President of the CUPW Scarborough local
República Checa
- Mladí Sociální Demokraté (Young Social Democrats)
- Rozpor
Dinamarca
- Jan Hoby, Vice Chairman, National Association of Social Educators
França
- Secours Rouge
- Syndicat UNL
- Les Jeunes de l’APRÈS
Alemanha
- Ferat Koçak, Die Linke, MdB
Grécia
- Konstantinos Papadakis, Lawyer; former Athens City Councillor; former Member of the Board of the Athens Bar Association; Civil Action Counsel in the Golden Dawn trial
- Eftyhia Papalouka, Deputy Mayor, Municipality of Nea Filadelfeia, Nea Chalkidona
- Grigoris Kalomoiris, President of the Panhellenic Union of Retired Educators
- Evangelos Kitsonis, President of the Panhellenic Union of ICAP Employees
- Ilias Stavrianos, President of the Panhellenic Union of Vantage Towers Employees
- Dimitrios Chatzistelios, Secretary of the Board of the Panhellenic Union of Vodafone, Panafon Employees
- Matthaios Velogiannis, Board Member of the Panhellenic Union of Research and Higher Education Employees (SERETE)
- Alexandros Sarantos, Deputy Secretary in the Board of the DEH Pensioners Association of Megalopolis; Board Member, Panhellenic Federation of DEH Pensioners (POS/DEI)
- Orestis Doulos, Board Member of Panhellenic Union of Vantage Towers Employees
- Anastasia Stavropoulou, Board Member of the Athens Bar Association (Alternative Intervention, Legal Overthrow)
- Giorgos Ortantzoglou, President of the Employees Union of the Municipality of Filadelfeia, Chalkidona
- Anastasia Matsouka, Board Member of the Athens Bar Association (Alternative Intervention, Legal Overthrow)
- Yannis Xydis, Member of the Political Secretariat of MeRA25
- Vasilis Kafantaris, Member of the General Council of OELMEK (Cyprus)
- Giorgos Lechouritis, Member of the Scientific Committee of the Union of Prevention Workers
- Thanasis Kampagiannis, Lawyer, former Member of the Board of the Athens Bar Association
- Giorgos Souvaliotis, Member of the Board of the Union of Salaried Engineers (Patras Branch)
Itália
- Slavoj Zizek, philosopher and essayist
- Senator Stefano Patuanelli, leader of the Five Star Movement
- Franco Bavila, editor of the magazine Rivoluzione
- Mario Iavazzi, General Assembly of the National Confederation of Labour (CGIL)
- Paolo Brini, General Assembly of the National Confederation of Labour (FIOM CGIL)
- Domenico Loffredo, General Assembly of the National Confederation of Labour (FIOM CGIL)
- Antonio Forlano, General Assembly of the National Confederation of Labour (FILT CGIL)
- Paolo Grassi, General Assembly of Nidil CGIL National
- Gianplacido Ottaviano, Rsu Fiom CGIL Bonfiglioli BO
- Francesca Esposito, Atm Milan General Assembly of CGIL Milan
- Vincenzo Chianese, Rsu Fiom CGIL Prima Components Gricignano d’Aversa Caserta
- Tomaso Perani, Rsu State University General Assembly of FLC-CGIL Milan
- Angelo Raimondi, Rsu Filcams CGIL Esselunga Corbetta-Milan
- Jeisson Zuniga Rsa, Filt CGIL Transport & Warehouses Ups Milan Shipyard
- Pedro Calderon, Filt CGIL Idealpartner Ups Milan Shipyard
- Irene Forno Rsu, Flc CGIL Milan School
- Sergio Schneider, Rsu Flc-CGIL Milan School
- Elena Ricci, RSU FP-CGIL Redaelli Institute Milan
- Daniele Chiavelli, RSU Flc CGIL School Mantua
- Ferdinando De Marco, RSU Fiom CGIL Ersistemi Parma
- Filippo Agazzi, RSU Fiom CGIL Gpi Parma
- Nensi Castro, RSA Filcams CGIL Cna Reggio Emilia
- Matteo Parlati Ferrari Maranello, General Assembly Fiom-CGIL Modena
- Giuseppe Violante, RSA Maserati General Assembly FIOM-CGIL Modena
- Giuseppe Faillace, RSU Motovario General Assembly FIOM-CGIL Modena
- Simona Leri, RSU Coop Alleanza 30 General Assembly FILCAMS CGIL Modena
- Carletto Vezzali, RSU FLAI CGIL Global Carni Modena
- Raffaele Signoriello, RSU FIOM CGIL Otis Bologna
- Luca Lanzi, RSU Fiom CGIL Manitou Modena
- Concetta VentrellI, RSU Motovario General Assembly Fiom CGIL Modena
- Ilic Vezzosi, Flc CGIL Bologna
- Ivan Serra, RSU Fiom CGIL Rcm Bologna
- Salvatore Veltri, RSU Fp CGIL Rizzoli Institute Bologna
- Anna Venezia, RSU Fp CGIL Rizzoli Institute Bologna
- Antonio Maccariello, RSU FIOM CGIL Bonfiglioli Riduttori Bologna
- Serafino Pirillo, RSU FIOM CGIL Bonfiglioli Riduttori Bologna
- Valentino Paoloni, RSU FP CGIL Asc Insieme Bologna
- Domenico Minadeo, RSU FIOM CGIL Metaltarghe Bologna
- Davide Bacchelli, RSU FIOM Ima Bologna
- Ivan Serra, RSU Fiom CGIL RCM Bologna
- Fabio Pavone, RSU FP CGIL AOSP Sant’Orsola Malpighi
- Nico Maman General Secretary, FP CGIL Bologna
- Loredana Donnici, Committee of Members FP CGIL IOR Bologna
- Giuseppe Gomini, RSU Fiom CGIL Ducati Bologna
- Gemma Giusti, General Secretary FP CGIL Bologna
- Salvatore Mercogliano, Flc CGIL Pistoia
- Diego Sabelli, Rsu Fiom CGIL Elt Rome
- Arianna Mancini, Asl Rome 2 Fp CGIL Rome
- Gabriele D’angeli, Flc CGIL Rome South
- Marco Carletti, Rsa Fisac CGIL Bff Bank Rome
- Lorenzo Esposito, RSU Fisac CGIL Bank of Italy Milan
- Francesco Favalli, RSU Flc-CGIL School Cremona
- Franco Ferrara, Executive Committee of SPI CGIL Lega Bassa Valbisagno Genoa
- Fabio Guerrini, Student Association Marxist Study Group, University of Milan
- Kevin Marocchi, Student Association Alziamo la testa, Sapienza University of Rome
- Carolina Botnaru, Student Association Rosa Luxemburg, University of Trieste
- Raffaella Lanzaro Marxist Collective, University of Bologna
- Claudia Caiazzo Karl Marx Collective, University of Modena
- Noemi Giardiello National Youth Coordinator, PCR
- Alessio Bolt Youth Coordinator, PCR Naples
- Michele Ricco Youth Coordinator, PCR Varese
- Davide Gallerani Youth Coordinator, PCR Parma
- Massimiliano Vetró Youth Coordinator, PCR Turin
Irlanda
- Paul Murphy, People Before Profit–Solidarity, Teachta Dála for Dublin South-West
- Madeleine Johansson, People Before Profit Councillor for Palmerstown-Fonthill LEA, South Dublin County Council
Paquistão
- Ikhlaq Ahmed, President Karachi Electric Workers’ Union
- Karachi Bar Association of Lawyers
- General Tyre Workers’ Union
- Malir Bar Association of Lawyers, Karachi
- Balochistan, Labour Federation (around 40 unions affiliated)
- Balochistan Grand Alliance of Unions
- Mining Workers’ Union of Balochistan
- United Workers’ Federation of Balochistan
- Awami Action Committee of Azad Kashmir
- Poonch District Bar Association of Lawyers in Azad Kashmir
África do Sul
- Workers and Socialist Party and Socialist Youth Movement, South Africa
Espanha
- Pakistani Workers’ Association, Barcelona
Suécia
- Claudia Velasquez, member of the Municipal Council of Helsingborg, Sweden for the Left Party (Vänsterpartiet)
Suíça
- Tamara Funiciello, Socialist Party, National Parliament
- Matteo Pronzini, MPS, Cantonal Parliament of Ticino
- Pascal Pfister, Socialist Party, Cantonal Parliament of Basel-Stadt
- Leandra Columberg, Socialist Party, Cantonal Parliament of Zurich
- Thomas Bruchez, Socialist Party, Cantonal Parliament of Geneva
- Lara Can, Socialist Party, City Parliament of Zurich
- Johannes Supe, UNIA Representative for the Bern Region
- Magnus Meister, UNIA Central Secretariat
- Maël Mühlemann, UNIA Central Secretariat
- Fabian Molina, Socialist Party, National Parliament
- Nicolas Siegrist, Socialist Party, Cantonal Parliament Zurich
- Giuseppe Sergi, MPS, Cantonal Parliament Ticino
- Josef Savary, Socialist Party, Cantonal Parliament Ticino
- Guilhem Kokot, Socialist Party, City Parliament Geneva
- Benoît Gaillard, Socialist Party, National Parliament
- Jürg Degen, Former Chairman of the Parliament of the Canton of Basel-Landschaft
- Caroline Marti, Socialist Party, City Parliament Geneva
Taiwan
- Zhu Meixue (朱梅雪), former president of Taoyuan Confederation of Trade Unions
- Brian Hioe (丘琦欣), editor of New Bloom magazine
- Xie Dongpo (謝東坡), editor of The Spark website
Estados Unidos
- Chris Smalls, Amazon Labour Union
Reino Unido
- Fiona Lali, RCP Campaigns Coordinator, Parliamentary Candidate for Stratford and Bow
- Ian Hodson, National President BFAWU
- John McInally, former vice-president, PCS (Public and Commercial Services Union)
- Pamela Fitzpatrick, former Independent Parliamentary Candidate for Harrow West 2024, and Leader of the Arise Political Party
- Sarah Woolley, general secretary, BFAWU
Venezuela
- Miguel Angel Hernandez, leader of the Socialism and Liberty Party (PSL Venezuela)
Modelo de carta para embaixadas / altos comissariados / consulados:
[Data]Sua Excelência [Nome]
Alto Comissário / Embaixador do Paquistão
[Endereço da Missão Paquistanesa]
[Cidade, País]
Assunto: Apelo urgente pela libertação dos dirigentes detidos do Comitê de Ação Awami de Guilguite-Baltistão
Excelência,
Nós, em nome de [sua organização], escrevemos para expressar nossa profunda preocupação com a recente prisão e detenção de dirigentes proeminentes do Comitê de Ação Awami de Guilguite-Baltistão (AAC-GB) pelas autoridades paquistanesas.
Detalhes da preocupação
Em 16 de maio, a polícia paquistanesa prendeu várias figuras importantes, incluindo:
- Ehsan Ali, advogado, presidente do AAC-GB e defensor público;
- Waheed Hassan, assessor de imprensa do AAC-GB;
- Mehboob Wali, vice-presidente do AAC-GB;
- Asghar Shah, presidente da ala jovem do AAC-GB;
- Masood Ur Rehman, entre outros líderes de comitês locais.
Esses indivíduos foram acusados de “perturbação da ordem pública” após participarem de protestos pacíficos contra restrições impostas ao seu direito democrático de se organizar e de circular livremente no Paquistão.
- A proposta de lei sobre minerais, que afeta a propriedade dos recursos naturais;
- O acesso a necessidades básicas, como os subsídios para a farinha de trigo;
- A garantia do fornecimento de eletricidade, serviços de saúde e educação.
O Sr. Ehsan Ali tem sido alvo de perseguições sistemáticas por parte das autoridades estatais, incluindo sua inclusão na chamada “Quarta Lista” — uma legislação originalmente criada para monitorar suspeitos de terrorismo, mas que hoje é usada para restringir severamente sua liberdade de movimento. Trata-se de um grave abuso da legislação antiterrorismo contra organizadores políticos legítimos.
Direitos democráticos e padrões internacionais
O AAC-GB tem atuado pacificamente e com eficácia dentro das estruturas democráticas, conquistando vitórias importantes para o povo de Guilguite-Baltistão:
- Garantindo subsídios para a farinha a comunidades em situação de insegurança alimentar;
- Negociando a ampliação do acesso à eletricidade e a serviços essenciais;
- Defendendo a prestação de serviços públicos de saúde e educação em áreas negligenciadas.
Essas ações constituem formas legítimas de organização e defesa política, que deveriam ser protegidas tanto pela legislação paquistanesa quanto pelos padrões internacionais de direitos humanos, incluindo:
- O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (do qual o Paquistão é signatário);
- A Declaração Universal dos Direitos Humanos;
- As próprias garantias constitucionais do Paquistão, que asseguram as liberdades de reunião e expressão.
Reivindicações da Campanha
Diante do exposto, nós, apoiadores da campanha de solidariedade ao AAC-GB, respeitosamente exigimos:
- A libertação imediata e incondicional de todos os dirigentes e ativistas do AAC-GB detidos;
- A retirada de todas as acusações, claramente de motivação política, contra os indivíduos presos;
- A exclusão do nome de Ehsan Ali da Quarta Lista e a restauração plena de seus direitos de livre circulação e atividade política;
- O fim do assédio e da vigilância contra membros e apoiadores do AAC-GB;
- O respeito aos direitos democráticos, incluindo as liberdades de reunião, expressão e organização política em Guilguite-Baltistão;
- A implementação da carta de reivindicações em quatorze pontos previamente acordada pelo governo de Guilguite-Baltistão.
Atenção Internacional
Este caso tem recebido — e continua recebendo — significativa atenção internacional por parte de:
- Organizações sindicais em diversos países;
- Movimentos estudantis e grupos da sociedade civil;
- Organizações de direitos humanos;
- Representantes parlamentares e autoridades eleitas.
A manutenção dessas detenções compromete a reputação internacional do Paquistão e enfraquece seu compromisso com a governança democrática e os direitos humanos.
Solicitação de Ação
Solicitamos que:
- Transmitam urgentemente estas preocupações às autoridades competentes em Islamabad;
- Utilizem sua influência diplomática para garantir a libertação imediata dos detidos;
- Nos informem sobre as providências tomadas para enfrentar esta situação;
- Promovam o diálogo entre o governo paquistanês e os representantes do AAC-GB.
Em resumo
O povo de Guilguite-Baltistão merece usufruir dos mesmos direitos e liberdades democráticas garantidos a todos os cidadãos paquistaneses. A criminalização da organização política pacífica cria um precedente perigoso e mina os fundamentos das instituições democráticas do Paquistão.
Aguardamos sua intervenção urgente neste caso e a confirmação das medidas adotadas para garantir a libertação desses dedicados líderes comunitários.
O movimento trabalhista internacional permanece solidário com nossos camaradas em Guilguite-Baltistão e continuará acompanhando esta situação de perto.
Atenciosamente,
[Assinatura][Nome e Cargo]
[Organização]
[Dados de Contato]
Enviar para os e-mails:
- Ministro das Relações Exteriores do Paquistão (spokesperson.office1@mofa.gov.pk)
- Ministro do Interior do Paquistão (dslaw2@interior.gov.pk)
- Ministro-Chefe de Guilguite-Baltistão (info@gilgitbaltistan.gov.pk)
- Embaixada e Consulado do Paquistão no Brasil (abdouni@pakistan.org.br; pakccsp@yahoo.com)
- Organizadores da campanha de solidariedade (contato@pakistansolidarity.org sorg@marxismo.org.br)
Modelo de Moção: Solidariedade com os dirigentes presos do Comitê de Ação Awami de Guilguite-Baltistão
Este [Sindicato/União Estudantil] manifesta profunda preocupação com:
- A prisão e detenção de membros importantes do Comitê de Ação Awami de Guilguite-Baltistão (AAC-GB), incluindo o presidente Ehsan Ali, o assessor de imprensa Waheed Hassan, o vice-presidente Mehboob Wali e o presidente da ala jovem Asghar Shah;
- O fato de que esses camaradas foram acusados de “perturbação da ordem pública” por protestarem pacificamente contra restrições ao seu direito democrático de organização;
- A inclusão de Ehsan Ali na notória “Quarta Lista” do Paquistão — legislação originalmente destinada a monitorar terroristas — que restringe severamente sua liberdade de movimento;
- A detenção destes dirigentes enquanto o AAC-GB planejava uma reunião para debater a propriedade dos recursos naturais em Guilguite-Baltistão;
- O histórico do AAC-GB na organização bem-sucedida de movimentos de massa que garantiram concessões essenciais em subsídios para farinha, fornecimento de energia elétrica, saúde e educação para comunidades em situação de extrema pobreza.
Este [Sindicato/União Estudantil] afirma que:
- Essas prisões configuram um ataque explícito aos direitos democráticos e à organização sindical;
- A criminalização da atividade política pacífica constitui um precedente perigoso para os movimentos trabalhistas em todo o mundo;
- A solidariedade internacional é fundamental para defender o direito de organização contra a exploração e a opressão;
- A luta dos trabalhadores em Guilguite-Baltistão contra a pobreza e a exploração dos recursos minerais integra um movimento internacional mais amplo da classe trabalhadora.
Este [Sindicato/União Estudantil] resolve:
- Condenar as prisões por motivos políticos e exigir a libertação imediata e incondicional de todos os líderes e ativistas do AAC-GB;
- Exigir a retirada do nome de Ehsan Ali da Quarta Lista e a restauração plena de seus direitos democráticos;
- Enviar cartas aos altos comissários e embaixadores do Paquistão em diversas missões diplomáticas, exigindo a libertação dos camaradas presos e o fim da repressão estatal em Guilguite-Baltistão;
- Incentivar seus membros a participarem de manifestações e protestos de solidariedade organizados em frente a altos comissariados, embaixadas e consulados paquistaneses;
- Divulgar informações sobre o caso por meio das comunicações do sindicato/organização, redes sociais e materiais educativos;
- Participar de campanhas de solidariedade futuras e manter apoio contínuo aos movimentos democráticos no Paquistão.
Este [Sindicato/Grupo Estudantil] compromete-se a:
- Acompanhar os desdobramentos deste caso e tomar as medidas necessárias;
- Estabelecer conexões com organizações sindicais internacionais para coordenar esforços de solidariedade;
- Promover a conscientização sobre a luta mais ampla contra o imperialismo e pelos direitos dos trabalhadores no Sul da Ásia;
- Apoiar movimentos semelhantes que enfrentam repressão estatal em todo o mundo.
“Uma injúria a um é uma injúria a todos.”
Proposto por: [Nome]
Apoiado por: [Nome]
Data: [Data]