Após dois meses de prisão política, diversos líderes do Comitê de Ação Awami de Guilguite-Baltistão (AAC-GB), metade do total de detidos, obtiveram liberdade sob fiança. Espera-se que sejam libertados ainda hoje. A Internacional Comunista Revolucionária (ICR) convoca uma jornada de protestos para o dia 30 de julho, em frente às representações diplomáticas do Paquistão em todo o mundo, para exigir a libertação dos demais presos!
As autoridades em Guilguite-Baltistão, sob ordens dos generais em Islamabad, mantêm a repressão contra o AAC-GB e seus apoiadores. Na semana passada, o jovem líder Sarfraz Nagri foi preso em casa após organizar uma longa marcha em Nagar, composta majoritariamente por mulheres, exigindo a libertação dos companheiros detidos. Com isso, o número total de líderes e ativistas presos subiu para 16.
Em uma inspiradora demonstração de solidariedade, a prisão de Sarfraz Nagri desencadeou um poderoso protesto espontâneo que durou mais de 30 horas, bloqueando a principal rodovia de Nagar e forçando as autoridades a libertá-lo. Na sequência, Aslam Inqalabi, Waheed Hasan, Asghar Shah, Nafees Advocate, Azmat Ali, Ishtiaq Hussain e Haji Naib Khan também foram libertados sob fiança.
Esse avanço só foi possível graças à luta corajosa e incansável dos apoiadores do AAC-GB, tanto em Guilguite-Baltistão quanto em todo o Paquistão, somada à campanha internacional de solidariedade que expôs ao mundo o comportamento criminoso do Estado paquistanês.
Na última semana, um camarada do Partido Comunista Revolucionário da Grã-Bretanha aprovou com êxito uma moção de solidariedade ao AAC-GB na conferência nacional de políticas do Unite — um dos maiores sindicatos do país, com 1,2 milhão de trabalhadores representados. Outro camarada do mesmo partido aprovou uma moção na seção Thalès de uma das maiores confederações sindicais da França, a CGT.
Essas poderosas organizações de trabalhadores somam suas vozes às de centenas de sindicatos, dirigentes sindicais, políticos e ativistas que apoiam nossa campanha.
Essa solidariedade internacional é crucial, pois a luta está longe de terminar. Os líderes do AAC-GB libertados sob fiança não foram absolvidos e podem ser presos novamente a qualquer momento. Além disso, oito líderes seguem detidos sem direito à fiança: Ehsan Ali, Masood ur Rehman, Mehbob Wali, Mumtaz Nagari, Taaruf Abbas, Irfan Azad, Manzar Maya e Shair Nadir Shahi.
Esses oito militantes foram alvo de acusações absurdas de “terrorismo” pelo “crime” de defender os interesses dos trabalhadores de Guilguite-Baltistão e de enfrentar os planos dos capitalistas de pilhar os vastos recursos da região.
O pedido de fiança de Ehsan Ali, presidente do AAC-GB e destacado membro do Partido Comunista Inqalabi, foi negado sob a alegação absurda de que ele estaria “proferindo discursos de ódio” e “tentando incitar pessoas inocentes à rebelião”. O juiz (cumprindo ordens dos generais) ainda utilizou cinicamente o conflito entre Índia e Paquistão ocorrido em março para justificar sua decisão, condenando as críticas de Ali ao Estado paquistanês num momento em que “as Forças Armadas do Paquistão lutavam corajosamente contra os inimigos nas fronteiras”.
Ali sofre de sérios problemas de saúde, e seu estado vem se agravando. Ele está hospitalizado neste momento. Os médicos demonstram preocupação com sua condição cardíaca e solicitam que ele seja transferido para uma unidade com melhores recursos para exames detalhados. No entanto, as autoridades têm obstruído deliberadamente os esforços para que Ali receba o tratamento adequado.
Mais do que nunca, é imperativo intensificar nossa campanha internacional de solidariedade. Devemos exercer a máxima pressão possível sobre o regime paquistanês para que retire as acusações contra Ali e os demais líderes do AAC-GB.
Recordamos que os presos políticos do AAC-GB têm sido vítimas de diversos tipos de tortura e abuso. As autoridades chegaram a intimidar familiares dos detidos, especialmente mulheres, para forçá-los a assinar falsas confissões e a se incriminarem mutuamente com base em acusações forjadas.
E, no entanto, apesar de tudo isso, os detidos se recusaram terminantemente a cooperar.
É nosso dever, como comunistas e internacionalistas, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir sua libertação. Apelamos a todos os nossos filiados e apoiadores, assim como às organizações, ativistas e indivíduos que vêm apoiando nossa campanha, que se unam a nós no próximo dia 30 de julho, diante das embaixadas, altos comissariados e consulados do Paquistão em todo o mundo, para um Dia Internacional de Luta.
Diremos em uma só voz:
- Os generais em Islamabad e os capitalistas que eles representam são os verdadeiros terroristas!
- Não descansaremos até que todos os presos políticos do AAC-GB estejam de volta em casa!
- Uma ofensa a um é uma ofensa a todos!
- Tirem as mãos do Comitê de Ação Awami de Guilguite-Baltistão!
Organização Comunista Internacionalista (Esquerda Marxista) Corrente Marxista Internacional