Há poucos meses Bangladesh brilhou com o fogo da revolução. As massas entraram mais uma vez em cena e redescobriram uma rica tradição revolucionária que remonta às décadas passadas. De fato, as tarefas desta revolução são as tarefas inacabadas de uma revolução inacabada, que começou a mais de cinquenta anos atrás e culminou na Guerra de Independência contra a dominação do Paquistão em 1971. É vital aprendermos as lições desse período, não apenas para entendermos o presente, mas para assegurarmos que a luta revolucionária que está ocorrendo hoje caminhe para a vitória.
Leia Mais »Revoluções do Século 20
Lições de Abril
Em 1974, Portugal vivia sob o jugo de uma ditadura e era um país pobre, isolado e em guerra. Sete grupos econômicos controlavam a economia do país. Cansados da guerra e temendo vir a ser responsabilizados pela derrota, os Capitães (cerca de 300 militares) impulsionados por uma questão reivindicativa, evoluíram muito rapidamente para a oposição e conspiração contra a guerra e o regime. Que tudo se tenha passado numa questão de meses foi fruto do apodrecimento do regime.
Leia Mais »Intifada, Primavera Árabe e Gaza – o inverno chegará para o imperialismo
Neste texto buscamos explicar de forma reduzida um pouco da história que levou à situação atual. Deixamos de lado algumas partes que são suficientemente explicadas pela maioria da publicações existentes – a criação de Israel a partir de um acordo entre Stálin e EUA, com o armamento das milícias terroristas de judeus que expulsaram os palestinos de suas casas, vilas e propriedades rurais em 1948 (Nakba), a guerra de 1967 quando Israel atacou os países árabes e aumentou seu território ocupando Gaza, a Cisjordânia e as colinas de Golam, as sucessivas guerras e outros enfrentamentos militares. Passaremos ao ponto em que as massas interviram nas lutas – as Intifadas. Depois, fazemos uma revisão breve da Primavera Árabe e então voltamos aos palestinos e a situação atual, no Oriente Médio e no mundo.
Leia Mais »Bolívia, 9 de abril de 1952: Uma “revolução de fevereiro” esquecida?
A Bolívia de meados do século 20 era um país arcaico de pobreza espantosa, um daqueles países onde os números e as porcentagens falam por si, e simplesmente enumerá-los é compilar uma terrível acusação.
Leia Mais »100 anos do assassinato de Rosa Luxemburgo – Uma homenagem à luta pelo socialismo
Neste dia 5 de março, os revolucionários de todo o mundo celebram o aniversário de uma das mais importantes dirigentes da história do movimento operário, a polonesa Rosa Luxemburgo.
Leia Mais »Rosa Luxemburgo e os bolcheviques: dissipando os mitos
Rosa Luxemburgo foi uma notável revolucionária marxista, que desempenhou um papel fundamental na luta contra a degeneração oportunista da social-democracia alemã e na fundação do Partido Comunista Alemão. Infelizmente, no entanto, alguns de seus escritos e discursos são frequentemente usados para criar uma imagem completamente falsa do que ela representava, apresentando-a como uma oponente de Lênin e dos bolcheviques.
Leia Mais »60 anos do bloqueio criminoso do imperialismo dos EUA contra a Revolução Cubana
Em 3 de fevereiro de 1962, o presidente norte-americano Kennedy assinou a proclamação 3447, decretando um embargo para todo comércio com Cuba, que entraria em vigor em 7 de fevereiro. Isso marcou o início oficial de um bloqueio de 60 anos (embora a violação imperialista tenha começado antes), que foi …
Leia Mais »Lições da Revolução Boliviana de 1952
Em 9 de abril de 1952, aconteceu na Bolívia uma das revoluções com o maior conteúdo proletário de toda a história do continente americano. Os trabalhadores fabris, a população urbana e os mineiros armados derrotaram o aparato do Estado burguês e destruíram fisicamente o exército da classe dominante que demoraria anos para voltar a se consolidar.
Leia Mais »Trotsky e a guerra civil na Espanha
Quando se desata o levantamento dos generais, em 19 de julho de 1936, nem Trotsky nem os dirigentes do POUM, Partido Operário de Unificação Marxista, são surpreendidos. O governo da Frente Popular, uma emanação da maioria operário-republicana, levado ao poder pelas eleições de fevereiro, não pôde e nem quis se …
Leia Mais »Revolução de Saur do Afeganistão: a revolução suprimida da história
Quando um novo reinado de terror do Talibã se aproxima no Afeganistão, vale a pena lembrar uma página gloriosa e apagada na história deste país, a Revolução de Saur de 1978, que trouxe enormes avanços sociais. A origem do Talibã está aqui, quando o imperialismo norte-americano o criou, financiou e …
Leia Mais »