Imprensa Comunista

“O Comunismo” nasce como jornal dos novos comunistas do Brasil

Este Dia do Trabalhador marca o nascimento de um novo jornal no Brasil. “O Comunismo” surgiu para organizar os novos comunistas. Essa é uma iniciativa da Organização Comunista Internacionalista (OCI) para ajudar milhares de jovens e trabalhadores que querem dar um fim no capitalismo e construir um futuro de felicidade para a humanidade.

Leia Mais »

Por que os comunistas vendem jornais?

Meta, a gigante da mídia social proprietária do Facebook e do Instagram, começou a bloquear todas as notícias de suas plataformas no Canadá em agosto. A proibição das notícias seguiu-se à aprovação pelo governo federal do Projeto de Lei C-18, a Lei das Notícias Online, que exigia que as big tech pagassem aos meios de comunicação pelo conteúdo que utilizam ou reaproveitam nas suas plataformas. O Google também planejou começar a bloquear as notícias no Canadá até o final do ano, quando o Projeto de Lei C-18 entrar em vigor. Para os comunistas, a proibição de notícias em plataformas pertencentes a bilionários sublinha a necessidade de uma imprensa operária independente através da produção e distribuição de um jornal físico.

Leia Mais »

Os comunistas e a imprensa operária

A história do movimento operário é farta de exemplos de jornais revolucionários. A preocupação de dialogar com a classe trabalhadora por meio da imprensa obrigatoriamente nos leva aos tempos de Karl Marx e Friedrich Engels. Em maio de 1842, Marx escreveu seu primeiro artigo para a Rheinische Zeitung (Gazeta Renana) criticando a censura do governo prussiano e, em outubro, tornou-se redator-chefe do jornal. No mês seguinte, Marx conhece Engels, que visitava Colônia e, ao retornar à Inglaterra, Engels envia uma série de artigos narrando a situação da classe trabalhadora para serem publicados na Gazeta Renana. Posteriormente, esses artigos juntos se tonariam a obra que conhecemos como “A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra”.

Leia Mais »

A importância da imprensa operária na luta dos trabalhadores

No mês de maio, a Esquerda Marxista lançou a primeira edição do jornal Tempo de Revolução, em substituição ao Foice & Martelo, publicado entre 2013 e 2020. Os dois jornais se inserem em uma longa tradição de publicações de organizações operárias, associadas às lutas dos trabalhadores. Nessa tradição, os jornais …

Leia Mais »

O bolchevismo e a imprensa operária

Para Lenin, a construção da democracia operária andava junto com a existência de uma rede de organizações operárias com jornais de operários. O jornal Pravda, capitaneado por ele, almejava construir um fórum de informações vindas de fábricas e escritórios de toda a Rússia, para levar às massas notícias sobre suas …

Leia Mais »

Um novo jornal, para um tempo de revolução

Editorial da 1ª Edição do jornal Tempo de Revolução. Faça sua assinatura e receba no seu e-mail! As revoluções são a locomotiva da história. O regime da propriedade privada dos grandes meios de produção, que se consolidou a partir da Grande Revolução Francesa de 1789, trouxe ao mundo a promessa …

Leia Mais »

Imprensa livre e de classe: a importância das tradições operárias

Nos últimos dias, dezenas de universidades do país e sindicatos foram invadidos pela Polícia Federal, alvos de ações da Justiça Eleitoral ou do Ministério Público Eleitoral. Com ou sem mandados, os policiais impediram a realização de debates sobre o fascismo e a democracia, recolheram materiais, mandaram tirar faixas antifascismo e …

Leia Mais »