Luta de Classes

Como o Partido Bolchevique foi construído

Ganhar a juventude para as fileiras da revolução socialista é tarefa essencial dos revolucionários, o que só pode ser feito se compreenderem a real importância desse estrato da sociedade que não é parte da classe operária, mas que dará um importante impulso na luta pela libertação dessa classe. Essa é uma importante lição deixada pelo Partido Bolchevique e ao analisarmos a história do partido, do nascimento da classe operária russa e a origem dos quadros bolcheviques podemos observar porque eles conseguiram chegar a essa conclusão.

Leia Mais »

Guerra e revolução: uma abordagem leninista

O próprio capitalismo é baseado na acumulação, na concentração e na centralização do Capital. Esta dinâmica conduz a sociedade a crises de superprodução. E conforme Marx explicou no Manisfesto Comunista, a principal maneira de resolver a crise de superprodução é destruindo as forças produtivas.

Leia Mais »

Os comunistas foram eleitos para o DCE da Univille

Na última terça-feira (02/07), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univille realizou a eleição para a gestão de 2024/25 em uma disputa com duas chapas: “Renova” e “Univille Pública”. Esta entidade estudantil estava há uma década sob direção de grupos ligados, direta ou indiretamente, à direita joinvilense, transformando o principal instrumento do movimento estudantil em mero porta-voz da reitoria, dos empresários e dos governos. 

Leia Mais »

Como os comunistas podem conquistar as massas?

Os militantes da Organização Comunista Internacionalista (OCI) participaram das diversas discussões realizadas na Escola Mundial do Comunismo, evento que aconteceu na Itália de 10 a 15 de junho e marcou a fundação da Internacional Comunista Revolucionária (ICR). Durante a escola, o camarada Lucas Dametto falou na mesa de discussão sobre “Como os comunistas podem conquistar as massas?”. Confira a transcrição.

Leia Mais »

A Cipa na rede estadual paulista de ensino e a posição dos comunistas

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) teve sua origem na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, em um cenário marcado pela Revolução Industrial e seus impactos tanto para os trabalhadores como para os capitalistas, os quais se manifestaram em função da chegada das máquinas, do aumento do número de acidentes de trabalho, da adaptação do homem ao trabalho e da necessidade de um grupo que pudesse apontar sugestões e/ou soluções para sanar o risco ou ocorrência de acidentes.

Leia Mais »

UJC/PCB Santa Catarina: do fracasso político ao desespero

A fração de Joinville/SC que disputa o degradado espólio da União da Juventude Comunista (UJC/PCB-SC) publicou uma nota chamada “Da construção coletiva ao oportunismo”, no último dia 26 de junho. O texto foi publicado no momento em que a chapa Univille Pública (composta por militantes da JCI e independentes) estava no debate eleitoral do DCE desta universidade contra uma chapa do Partido Liberal e do Novo, que dirige a entidade.

Leia Mais »

A luta contra a opressão: unidade da classe trabalhadora ou políticas identitárias?

Os militantes da Organização Comunista Internacionalista (OCI) participaram das diversas discussões realizadas na Escola Mundial do Comunismo, evento que aconteceu na Itália de 10 a 15 de junho e marcou a fundação da Internacional Comunista Revolucionária (ICR). Durante a escola, o camarada Chico Aviz falou na mesa de discussão sobre "A luta contra a opressão: unidade da classe trabalhadora ou políticas identitárias?". Confira.

Leia Mais »

Some-se à oposição sindical contra a burocracia do Sindpd-SP

Desde 2017, o Infoproletários realiza um trabalho na base dos trabalhadores de tecnologia da informação no estado de São Paulo. O Sindpd-SP, entidade sindical da categoria, é um dos maiores sindicatos do país, tanto pelo tamanho da base quanto pela relevância dos lucros gerados aos capitalistas. Sua direção é ligada à uma burocracia sindical anteriormente filiada ao MDB e atualmente ao PDT, ambos partidos da ordem capitalista. Desde sua fundação, há 39 anos, este sindicato realiza eleições frequentemente marcadas por oposições de fachada ou pela exclusão administrativa de chapas concorrentes, como ocorreu em 2024.

Leia Mais »

Estados Unidos: militante da ICR pode pegar 90 dias de prisão por distribuir panfletos aos colegas de trabalho

No dia 10 de junho, o camarada Milos Minos, membro da seção norte-americana da Internacional Comunista Revolucionária (ICR), comparecerá ao tribunal por um delito incomum: discutir salários e condições de trabalho com os seus próprios colegas de trabalho no Aeroporto Internacional de Mineápolis.

Leia Mais »

Precisamos barrar a PEC das Praias e o Pacote da Destruição

A PEC 03/2022, conhecida também como "PEC Nova Cancún", tem como centro a possibilidade de venda dos chamados “terrenos de marinha”, atualmente nas mãos da União e administrados pelo Governo Federal. Inspirado em resorts de luxo no México, Bolsonaro, em 2019, manifestou desejo de realizar algo semelhante em Angra dos Reis, mas se disse impedido por questões legais. Hoje essa ideia voltou com possibilidades reais de concretização após ser colocada a voto na Câmara de Deputados.

Leia Mais »