Editoriais

Aprender com Lênin e o leninismo para “varrer o velho e criar o novo”

Ao tratar das consequências da Primeira Guerra Mundial, de seus horrores, Lênin explicou que a “a sociedade capitalista foi e é sempre um horror sem fim”. Ao completarem-se 100 anos da morte deste grande revolucionário, esta frase continua extremamente atual.

Leia Mais »

8 de janeiro, das invasões golpistas de 2023 aos atos pela união nacional em 2024

Há um ano assistíamos à invasão dos prédios dos três poderes por uma horda de bolsonaristas inconformados com a derrota eleitoral. O episódio foi uma aventura golpista, sem base de massas, sem apoio dos setores majoritários da burguesia, sem apoio do imperialismo. A Esquerda Marxista, agora Organização Comunista Internacionalista, repudiou …

Leia Mais »

Nasce a Organização Comunista Internacionalista

Depois de mais de 175 anos do Manifesto e de mais de 100 anos da Revolução Russa de 1917, a juventude do mundo inteiro, desencantada com o capitalismo, busca um contraponto radical ao sistema que a oprime. Para entendermos tal fato, precisamos aplicar o que diz o Manifesto: a história da humanidade é a história da luta de classes.

Leia Mais »

Fim imediato dos ataques aos palestinos!

Dia sim, dia sim também, um palestino é morto pelo Estado de Israel de forma violenta – diretamente pelo Exército de Israel ou então pelos “colonos”, que invadem e expulsam diariamente os moradores da Cisjordânia ocupada pelo Estado teocrático. E não estamos contando aqui os que morrem de doença, da falta de cuidados básicos ou, simplesmente, de fome.

Leia Mais »

O 7 de setembro de Lula

No dia 6 de setembro, preparando-se para comemorar 201 anos de independência, Lula pronunciou um discurso defendendo o seu governo, dizendo que a vida melhorou nos últimos 8 meses. Sim, saiu o governo truculento de Bolsonaro, toda a “esquerda”, inclusive nós os comunistas, colaboramos para derrubá-lo. Claro está que queríamos derrubá-lo antes, mas foi justamente o PT, a maioria do PSOL e dos sindicatos que ajudaram a botar água na fervura quando o Fora Bolsonaro tomou conta do País e direcionou tudo para as eleições, para o respeito à legalidade burguesa.

Leia Mais »

Organizar a juventude que busca pelo comunismo

Há uma camada crescente de jovens ao redor do mundo que se radicaliza e busca por uma saída para o horror capitalista. Estes jovens, estudantes e trabalhadores, estão rapidamente chegando a conclusões revolucionárias. O comunismo ganha uma crescente simpatia entre eles, que são atraídos para a perspectiva de um mundo sem exploração, sem patrões, sem miséria e fome, sem fronteiras e guerras, sem preconceito e violência, de um mundo livre de todos os elementos de barbárie que se multiplicam no decadente capitalismo.

Leia Mais »

Uma década depois, colocar Junho de 2013 no seu devido lugar

Entre analistas burgueses e da esquerda oficial brasileira, predomina a ideia de que as “Jornadas de Junho de 2013” produziram o bolsonarismo. Para os marxistas, que compreendem a sociedade dividida em classes com interesses antagônicos, é possível concordar com essa ideia? A quem ela serve?

Leia Mais »

A farsa da Consulta Pública e a continuidade da luta pela revogação do Novo Ensino Médio

A crescente revolta dos estudantes contra o Novo Ensino Médio (NEM) forçou movimentações por parte das organizações estudantis e sindicais, bem como do governo Lula-Alckimin. Embora essa revolta esteja em um momento de espera desde o início da Consulta Pública, é certo que ela não deixou de existir. É preciso um balanço do que fizemos até aqui, da postura das direções estudantis e sindicais, das táticas do governo e como seguir a luta pela revogação durante e para além da Consulta Pública.

Leia Mais »

Os primeiros 100 dias do governo Lula-Alckmin

Hoje (10) completam-se 100 dias do novo governo. A vitória de Lula nas urnas em 2022 foi uma vitória da luta de jovens e trabalhadores, que se mobilizaram para derrotar o odiado governo Bolsonaro e sua política reacionária. Mas a luta continua, e nós já explicávamos isso durante a campanha. Além do bolsonarismo continuar vivo – mesmo que debilitado – um governo de união nacional com a burguesia, o governo Lula-Alckmin, está submetido aos interesses fundamentais da classe dominante e do imperialismo.

Leia Mais »

Todos ao combate pela revogação do Novo Ensino Médio

Decretado via Medida Provisória por Temer em 2016, aprovado pelo Congresso Nacional em 2017, e com implementação iniciada por Bolsonaro em 2022, o Novo Ensino Médio é um ataque brutal à educação pública, que tem gerado revolta entre estudantes e professores pelo país.

Leia Mais »