O Rasputin brasileiro, Olavo de Carvalho (1947-2022), popularizou entre os setores mais reacionários da sociedade o espantalho do “marxismo cultural”. Essa “transmutação” do fantasma dos comunistas, que teriam substituído a luta revolucionária pela “doutrinação” educacional no interior das instituições do Estado, seria a responsável pela “destruição dos valores ocidentais e …
Leia Mais »Educação
Por que os vereadores do PT do Rio são inimigos da educação?
A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou, por 30 a 16, o Projeto de Lei (PL) 186/2024, que ataca os educadores com aumento de aulas e carga de trabalho sem aumentar salário, além de direitos como Licença Especial e férias. Votaram essa lei à revelia da decisão do …
Leia Mais »Os ataques à educação pública seguem em frente em Santa Catarina
A educação pública catarinense vive mais um momento de retrocesso com a implantação da chamada "média global". Em vez de promover melhorias estruturais e pedagógicas, essa medida camufla a realidade dos baixos índices educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 onde Santa Catarina figura na 16ª posição (empatado com o Mato Grosso do Sul). Longe de ser uma solução, essa estratégia evidencia um sistema que busca maquiar os problemas da educação para autopromoção governamental.
Leia Mais »Profissionais da Educação do Rio de Janeiro aprovam greve
Em assembleia realizada na terça-feira passada (12/11), os profissionais da educação da rede municipal do Rio de Janeiro decidiram iniciar uma greve a partir de 25 de novembro.
Leia Mais »O leilão das escolas estaduais de São Paulo: o violento ataque do governo Tarcísio à educação pública paulista
O 1º leilão da Parceria Público-Privada (PPP) de Novas Escolas foi realizado no dia 29 de outubro, entregando 17 escolas estaduais de São Paulo para a iniciativa privada. O vencedor do leilão ocorrido na Bolsa de Valores de São Paulo foi o Consórcio Novas Escolas Oeste SP, que arrematou, por R$ 3,38 bilhões, escolas das cidades de São Paulo, Araras, Bebedouro, Olímpia, Marília, Lins, Jardinópolis, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto, Campinas, Itatiba, Sertãozinho e Taquaritinga.
Leia Mais »Pelo Fim dos Vestibulares! Por todos nas Universidades Públicas!
Mais de 4,3 milhões de inscritos, sendo 1,6 milhão concluintes do Ensino Médio, devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 03 e 10 de novembro, em todo o Brasil. Os inscritos concorrem a 264.181 vagas em 127 instituições públicas de Ensino Superior, isto é, do total de inscritos, apenas cerca de 6% poderão ocupar uma vaga na educação pública superior.
Leia Mais »UFRGS corta bolsa de estudantes que não “trabalharam” durante as enchentes: era de se esperar outra coisa vindo da reitoria interventora?
Durante a situação de calamidade pública que devastou o Rio Grande do Sul, nas enchentes de maio deste ano, a reitoria interventora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) decidiu descontar o pagamento das bolsas de monitoria dos estudantes. A justificativa da reitoria é que os estudantes não "trabalharam" durante esse período, portanto não teriam direito aos valores.
Leia Mais »Cláudio Castro usa a força policial contra os estudantes da UERJ. Liberdade para o deputado Glauber Braga e os três estudantes presos!
Às 13:30 desta sexta-feira, dia 20 de setembro, o batalhão de choque da Polícia Militar invadiu a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a mando do governador Claudio Castro (PL). O batalhão de choque entrou nas instalações da Uerj usando a força bruta para retirar os estudantes, usaram gás de pimenta e bombas de efeito moral. Muitos estudantes foram agredidos e imobilizados à força. Três estudantes foram presos. O deputado federal Glauber Braga que estava no local em apoio aos estudantes da Uerj também foi preso. Todos foram levados para a cidade da polícia, no bairro do Jacaré.
Leia Mais »A pandemia, a precarização e seus impactos na educação pública em Joinville
O Brasil foi um epicentro de mortes causadas pela covid-19, deixando uma cicatriz profunda com mais de 700 mil vidas perdidas em todo o país. Em Joinville, foram 2.365 mortes e mais de 197 mil casos. Estes dados nos mostram que as cidades com governos mais reacionários foram onde constaram os maiores números de mortes, expressão de suas políticas anticientíficas. Além desta marcante tragédia humana, a pandemia também impactou a educação, resultando em lacunas significativas na aprendizagem, especialmente entre os alunos de escolas públicas, que, como sabemos, enfrentam muitos problemas, mas que certamente, após a pandemia, se duplicaram.
Leia Mais »Todo apoio à luta dos estudantes e trabalhadores da Uerj! Fora Cláudio Castro! Abaixo o Aeda da fome!
Os estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro estão em luta contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O governo estadual reduziu as verbas de permanência dos estudantes por decreto. Os cortes correspondem a 42% do total das verbas destinadas a auxiliar a permanência dos estudantes mais pobres em seus cursos de graduação.
Leia Mais »