Sindical

Amazon anuncia plano de demissão em massa

Recentemente, a Amazon anunciou o corte de 30 mil funcionários. As demissões começaram em 28 de outubro e atingem os setores de logística, pagamentos e serviços em nuvem. Além disso, na semana passada, vazaram documentos internos que revelam um plano da gigante de demitir 600 mil funcionários até 2033.

Leia Mais »

Nova Reforma Administrativa: a Precarização Institucionalizada

O Grupo de Trabalho criado pela Câmara dos Deputados divulgou seu relatório final, que apresenta 70 medidas com potencial de causar profundo impacto sobre o serviço público. Essa iniciativa surge após o engavetamento da conhecida PEC 32 e tem como objetivo atender aos interesses da burguesia, promovendo a precarização do setor público.

Leia Mais »

O canto da sereia de Jorginho Mello e as lutas do Magistério Público Estadual

Faltando menos de um ano para as eleições majoritárias e proporcionais que vão definir quem serão os próximos fantoches da burguesia, o governador Jorginho Mello dirigiu-se ao Magistério Público Estadual de SC e lançou um pacote de ações denominado Programa de Valorização do Professor Catarinense, o qual está estruturado em seis eixos.

Leia Mais »

Meritocracia e o adoecimento docente em SC: os impactos do “programa de qualificação” de Jorginho Mello

O Governo de Santa Catarina, dirigido pelo Partido Liberal (PL), publicou, nesta semana, o Decreto nº 1.213/2025, que cria o Programa de Qualificação e Fortalecimento do Aprendizado. Essa política propõe uma “indenização” aos professores da rede estadual com base em critérios como assiduidade, presencialidade e “eficiência”.

Leia Mais »

A luta contra a privatização da Companhia Águas de Joinville e o mercado bilionário do saneamento no Brasil

O governo Novo quer privatizar a companhia de água e esgoto de Joinville, SC. O prefeito Adriano Silva segue uma política nacional de entrega do setor de saneamento ao mercado privado, que nos últimos anos, tem repassado o controle do setor e dinheiro público na casa dos bilhões a grandes grupos nacionais e internacionais. 

Leia Mais »

Accenture e a demissão em massa de 11 mil trabalhadores: a lei geral da acumulação descrita por Marx em ação

A consultoria global Accenture anunciou planos de desligar funcionários que não se requalificarem em inteligência artificial (IA), um fato que, à primeira vista, é apresentado como uma mera necessidade de mercado e de adaptação tecnológica.

Leia Mais »

Professora ACT sem salário em Santa Catarina – um relato de caso

O caso de uma professora da rede estadual de Santa Catarina, que está há dois meses sem receber seu salário integral, escancara a política de abandono e o desrespeito com quem sustenta a educação pública. Leia a nota da Corrente Sindical da Organização Comunista Internacionalista (OCI).

Leia Mais »

A privatização da CPTM e o fim do Serviço 710

Depois de quatro anos de fracasso da concessão das linhas 8 e 9, com aumento de cerca de 400% no número de falhas, demissões em massa e um pesadelo sem fim para os passageiros, a partir do dia 28 de agosto chegou a vez da linha 7.

Leia Mais »

O capital quer a tua vida: a jornada 996, a inteligência artificial e a barbárie do Vale do Silício

As novas startups de inteligência artificial, no coração do imperialismo norte-americano, começam a adotar a famigerada jornada de trabalho “996”, que funciona das 9 da manhã às 9 da noite, seis dias por semana, ou seja, uma espécie de jornada 6x1, com 12 horas diárias.

Leia Mais »