Brasil

Lula tira de Israel embaixador brasileiro, mas deporta palestinos que combatem o sionismo

O professor palestino Muslim Abuumar foi deportado no dia 23 de junho do Brasil junto de seus familiares após ficar detido pela Polícia Federal (PF), a serviço do FBI e do Instituto de Inteligência e Operações Especiais (Mossad), por três dias no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Leia Mais »

A aberração do PL 1.904: criança não é mãe!

Nesta semana, várias publicações circularam a respeito do Projeto de Lei nº 1.904/2024, proposto por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que tem como ponto central a equiparação do aborto após 22 semanas de gestação, incluindo os decorrentes de estupro, como homicídio simples, que tem pena de 6 a 20 anos, um retrocesso escandaloso sobre …

Leia Mais »

Precisamos barrar a PEC das Praias e o Pacote da Destruição

A PEC 03/2022, conhecida também como "PEC Nova Cancún", tem como centro a possibilidade de venda dos chamados “terrenos de marinha”, atualmente nas mãos da União e administrados pelo Governo Federal. Inspirado em resorts de luxo no México, Bolsonaro, em 2019, manifestou desejo de realizar algo semelhante em Angra dos Reis, mas se disse impedido por questões legais. Hoje essa ideia voltou com possibilidades reais de concretização após ser colocada a voto na Câmara de Deputados.

Leia Mais »

Carta aberta à população do RS: o povo trabalhador e pobre não pode pagar pela crise das enchentes

O RS vive uma catástrofe capitalista com as enchentes que atingiram cerca de 90% das cidades do estado, deixando mais de 540 mil pessoas desalojadas, 154 mortos até o momento, 94 desaparecidos e um enorme rastro de destruição. Diante da forma negligente dos governos em responder à situação extrema que se coloca, que é de responsabilidade deles e dos capitalistas, a extrema direita busca fortalecer seu projeto reacionário se apoiando no desespero da população gaúcha e difundindo fake news para se fortalecer. Contra essa perspectiva, a saída para a crise no RS tem que ser construída pela classe trabalhadora e as populações mais pobres, maioria entre os atingidos, com independência política em relação aos governos, que estão ao lado dos capitalistas, e combatendo também a extrema direita e o negacionismo climático.

Leia Mais »

Rio Grande do Sul debaixo d’água: os governos sabem o que estão fazendo?

O povo do Rio Grande do Sul se desespera e promove um esforço coletivo de auto-organização popular e solidário para sobreviver aos efeitos das chuvas frente a falência das instituições. Enquanto um pesadelo paira sobre a nação: quando e onde ocorrerá o próximo evento climático de intensidade?

Leia Mais »

1º de Maio foi dia de luta pelo fim da escala 6×1

A grande novidade do 1º de Maio deste ano foram os atos que o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) organizou em várias cidades pelo país, exigindo o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho, sem redução dos salários. Se levarmos em conta que o VAT surgiu de maneira totalmente espontânea em agosto do ano passado; que se trata de um movimento independente dos patrões e seu Estado; e que inicialmente não possuía quase nenhum apoio político ou sindical, podemos concluir que seus feitos alcançados até o momento são muito expressivos!

Leia Mais »

O que fazer diante das chuvas no Rio Grande do Sul

Esse é mais um evento climático extremo, recente, que assola o estado, em 2023 ocorreram três catástrofes. Em junho um ciclone extratropical deixou 16 mil pessoas desabrigadas e causou 16 mortes; em setembro o desastre natural (com chuvas intensas) deixou 25 mil desabrigados e causou 54 mortes; e em novembro (temporais) deixaram cinco mortos e 25 mil desabrigados. E seguimos atuando, apenas para socorrer as vítimas desses eventos extremos.

Leia Mais »

Solidariedade ao deputado Glauber Braga (PSOL) contra a provocação do MBL

O Movimento Brasil Livre (MBL) fez uma provocação, na tarde hoje (16), ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) na Câmara dos Deputados. O provocador foi expulso do espaço aos chutes por atitude do próprio deputado. Os bolsonaristas de extrema direita perseguem e agridem Glauber porque ele é um defensor consistente e determinado da classe trabalhadora no parlamento.

Leia Mais »

O assassinato de Marielle e Anderson é parte da barbárie que se espalha no Rio de Janeiro

Os desdobramentos recentes sobre o assassinato de Marielle e Anderson reforçam que não existe crime organizado sem a atuação ativa de agentes do Estado. Por vezes, a participação envolve instituições inteiras, como apontado pela Polícia Federal com relação à Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e seu ex-chefe Rivaldo Barbosa, que coordenou e ao mesmo tempo obstruiu as investigações em troca de propina. Junto com a crise econômica e o atraso na organização da classe trabalhadora como força política independente, a situação se desenvolve para um desfecho trágico.

Leia Mais »

Por um Primeiro de Maio independente do governo e dos patrões!

O Primeiro de Maio é o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores! A data surgiu da campanha que a Segunda Internacional revolucionária e os sindicatos operários do final século XIX travavam pela redução da jornada de trabalho. Reivindicavam a divisão do dia em 8h de trabalho, 8h de descanso e 8h livres para estudo e lazer, por exemplo.

Leia Mais »