8 de Março: basta de violência contra a mulher! Lutar contra o imperialismo e suas guerras! Abrir caminho para um mundo socialista!

Confira a seguir o texto do panfleto que o movimento Mulheres Pelo Socialismo (MPS) e a OCI irão distribuir nos atos de 8 de março. Baixe o panfleto clicando aqui e ajude a distribuí-lo.

O capitalismo, em sua decadência e agonia, dissemina as guerras e a destruição; ataca direitos e conquistas da classe trabalhadora; alimenta a desesperança entre a juventude. Os recentes ataques à Venezuela e ao Irã, bem como o genocídio do povo palestino que prossegue, são exemplos da ofensiva do imperialismo contra os povos.

O aumento da violência contra a mulher é mais um fruto deste sistema apodrecido. As manchetes são inundadas por casos de horror contra mulheres e meninas. A absolvição, pela Justiça, de estupradores de meninas com menos de 14 anos é a demonstração da podridão das instituições burguesas. É preciso pôr fim a esta marcha em direção à barbárie!

Mas se, por um lado, há sofrimento e ataques do capital, por outro, há resistência popular e luta por um futuro digno. Nos EUA, diante da violência e dos assassinatos do ICE, as massas foram às ruas contra o governo Trump e o obrigaram a recuar. Milhões se manifestaram ao redor do mundo nos últimos anos contra o massacre de palestinos pelo Estado sionista de Israel. Levantes e revoluções ocorreram em diferentes países, balançando ou derrubando governos reacionários.

Apesar da traição das direções que dizem representar os interesses dos trabalhadores, as massas resistem, lutam e arrancam conquistas.

No Brasil, o governo Lula busca a unidade nacional com a burguesia. Fala de defesa da soberania nacional, mas se curva aos interesses imperialistas. Recusa-se a enviar petróleo para Cuba, sufocada pelo bloqueio dos EUA. Utiliza, de forma eleitoreira, a luta pelo fim da escala 6×1. Manteve os ataques dos governos anteriores. Amplia as privatizações. Cala-se sobre o direito ao aborto. Avança nas alianças com a classe inimiga.

Por isso, neste 8 de março, voltamos às ruas para defender a luta histórica das mulheres trabalhadoras e para avançar em direção às suas reivindicações, sem confiar na burguesia, nos governos e nas instituições capitalistas:

  • Basta de violência contra a mulher!
  • Pelo fim da escala 6×1! Jornada de 30 horas semanais! Redução da jornada sem redução de salários!
  • Contra a militarização das escolas! Educação pública, gratuita e para todos!
  • Por um Estado Único, Laico e Democrático em toda a Palestina histórica!
  • Fora o imperialismo! Abaixo as guerras e o capitalismo!
No dia 18 de abril, o Encontro Nacional Fora o Imperialismo e Suas Guerras! vai reunir militantes, ativistas, simpatizantes e todos aqueles que querem lutar para abrir uma perspectiva rumo a um novo mundo. Participe você também! Inscreva-se!

Conheça nossa Revista teórica e contribua com a luta das mulheres trabalhadoras contra o capitalismo: