EDITORIAL | EUA e Brasil: eleições em meio à crise
O capitalismo é o responsável pela dor e sofrimento que se espalha pelo mundo. Mais de 1 milhão de mortes oficiais pela Covid-19, número certamente inferior ao real retrato da pandemia. Somam-se a essas vítimas os que morrem cotidianamente por fome, falta de saneamento, por doenças curáveis e tratáveis que continuam matando pelo insuficiente atendimento de saúde e de medicamentos, pela violência das polícias, pelas guerras. As cenas cotidianas da atualidade parecem saídas do ensaio de George Orwell, “Como morrem os pobres”.
LEIA MAISAumenta a temperatura da luta de classes nos EUA
Rafael Prata
O descontentamento popular com as condições de vida e trabalho nos EUA — que já vinha aumentando nos últimos anos — acentuou-se com o aprofundamento da crise econômica acelerada pela pandemia do novo coronavírus. Os mais afetados são os mais pobres e, dentre eles, os trabalhadores negros, latinos e imigrantes são os que mais sofrem com o desemprego e péssimas condições de saúde, trabalho, moradia e alimentação e os que mais são vítimas da violência policial, racismo e xenofobia.
LEIA MAISOs candidatos contra o sistema para a prefeitura de Joinville
Mayara Colzani e Chico Aviz
Em Joinville, Santa Catarina, estamos construindo uma campanha para denunciar a miséria gerada pelo capitalismo e administrada pelo Estado burguês. Nós, candidatos contra o sistema, estamos utilizando esse momento para atingir a maior quantidade de trabalhadores e jovens com as ideias do marxismo.
LEIA MAISProf. Pedro Bernardes – 50800: Uma candidatura contra o sistema e pelo Fora Bolsonaro em SP!
Pedro Bernardes
Em 2020, eu, Prof. Pedro Bernardes, tenho a honra de representar a Esquerda Marxista – SP no pleito eleitoral. Mesmo considerando as inúmeras limitações desse processo, trata-se de um período importante para ampliar o diálogo e a base de apoio dos revolucionários junto à juventude e à classe trabalhadora.
Sou professor da rede estadual de SP. Além de militante da Esquerda Marxista, sou membro do coletivo Educadores pelo Socialismo e construo diariamente com as principais lutas da juventude e da classe trabalhadora.
LEIA MAISPor um mandato contra o sistema e pela revolução socialista! Nas ruas e nas lutas!
Esquerda Marxista (Campinas)
Alexandre é um militante que está há muito tempo nas lutas, seja com atuação histórica junto ao Movimento das Fábricas Ocupadas, na resistência da Flaskô, na luta em defesa da moradia e contra as reintegrações de posse, como na Vila Soma, Vila Operária, Nelson Mandela e tantas outras.
LEIA MAISEsquerda Marxista RJ: crítica ao PSOL e apoio a Renato Cinco
Esquerda Marxista (Rio de Janeiro)
Este documento é uma resolução da direção do Comitê Regional da Esquerda Marxista do Rio de Janeiro. Apontamos algumas críticas à direção do partido e à campanha majoritária à Prefeitura. E explicamos também nosso compromisso com a campanha do companheiro Renato Cinco a vereador.
LEIA MAISO consenso burguês em torno do Ministro do STF indicado por Bolsonaro
Luiz Gustavo Assad Rupp
Na última semana, Bolsonaro apresentou o nome de Kassio Marques para suceder o decano Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal. Nos últimos dias a indicação foi ofuscada pelas denúncias de plágio em trabalhos acadêmicos e falsificação do currículo do candidato, mas, com exceção deste “pequeno detalhe”, o nome de Kassio Marques, de um modo geral, foi visto com bons olhos pela burguesia e seus representantes no parlamento, no judiciário e na imprensa.
LEIA MAISChile: plebiscito constituinte e a luta pelo Fora Piñera!
Luiz Neto
A atual conjuntura do Chile tomará passos significativos nas próximas semanas quando a população votará para decidir se querem ou não uma nova constituição. Marcada para o dia 25 de outubro, a votação é fruto das grandes movimentações políticas que tomaram o país.
LEIA MAISMarxismo, stalinismo e a burguesia
Michel Goulart
Em setembro Stalin e o stalinismo voltaram a ser um dos temas mais comentados pela esquerda no Brasil. Desta vez o motivo foi a referência que o músico Caetano Veloso fez, no programa apresentado por Pedro Bial, ao filósofo italiano Domenico Losurdo e aos vídeos de Jones Manoel. O músico afirmou: “Eu sou menos liberalóide do que era há dois anos”. A fala em si não diz nada, sendo muito mais um comentário isolado numa entrevista sobre outros tantos temas. Contudo, garantiu uma maior projeção a Manoel, que conseguiu espaço para uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo.
LEIA MAISFilosofia, ciência e misticismo (Filosofia da História – parte 3)
Luiz Bicalho
“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Essa frase representa o super-herói Homem-Aranha. Mas ela poderia representar todos os grandes super-heróis de quadrinhos. Na verdade, ela é expressão máxima de uma Filosofia da História. E a história é feita pelos grandes homens, pelos heróis, pelos reis, imperadores etc.
LEIA MAISQUEM SOMOS CONTRIBUA E ASSINE OUTRAS EDIÇÕES
CAPA DA EDIÇÃO:
EXPEDIENTE
Editor: Luiz Bicalho.
Comitê Editorial: Aline Seitenfus, André Mainardi, Evandro Colzani, Francine Hellmann, Henrique de Macedo, Luiz Bicalho, Michel Goulart.
Arte de Capa: Evandro Colzani.
Contato: jornal@marxismo.org.br