EDITORIAL | Das urnas para as ruas: é preciso mobilização de massas para pôr abaixo o governo Bolsonaro!
Os resultados do segundo turno das eleições municipais reforçam o que já analisamos após o primeiro turno: o fracasso dos candidatos bolsonaristas, o derretimento do PT nos principais centros urbanos, além de um relativo crescimento eleitoral do PSOL.
LEIA MAIS
Governo Bolsonaro e o não combate à pandemia
Francine Hellmann
Vidas trabalhadoras importam. Mas não para o capitalismo e os governos de defesa deste sistema. Enquanto o Brasil vai se aproximando rapidamente do número oficial de 180 mil mortos por Covid-19, lemos nos jornais que o governo federal pode ter que jogar fora 6,8 milhões de testes perto da validade e que não executou o orçamento aprovado para gastos contra a pandemia. Não bastasse, Bolsonaro ainda não tem um plano para a vacinação da população em 2021.
LEIA MAISRecorde de desmatamento na Amazônia: é preciso derrubar o sistema!
Moisés Adom
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou no dia 30 de novembro os dados provisórios do desmatamento na Amazônia entre agosto de 2019 e julho de 2020. Os números mostram um aumento de 9,5% em relação ao período anterior e tornam evidentes mais uma vez as consequências da política destrutiva do governo Bolsonaro em relação ao meio ambiente.
LEIA MAISO assassinato de NegoVila: a criminalização de todos os negros
Felipe Araujo
Quem cumpre a tarefa semanal ou mensal de comprar os produtos que comporão sua alimentação e da família tem experimentado na prática o quanto seu esforço diário das horas de trabalho tem sido sistematicamente desvalorizado, para se dizer o mínimo.
LEIA MAISDesemprego bate novo recorde
Luiz Gustavo Assad Rupp
Segundo a última avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) [1], referente ao terceiro trimestre de 2020, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,6%, o que representa aumento de 1,6% em relação à última avaliação, encerrada em maio deste ano. Em números concretos, isso significa que 14,1 milhões de brasileiros estão desempregados, ou que hoje existem 1,1 milhão de pessoas desempregadas a mais em comparação a maio de 2020.
LEIA MAISVitória da greve dos trabalhadores da limpeza pública de Florianópolis
Alex Sandro Batista dos Santos
Os trabalhadores da Autarquia de Melhoramentos da Capital (COMCAP), empresa pública de Florianópolis responsável pela coleta de lixo, varrição e limpeza de vias, entre outros, entraram em greve no dia 30 de novembro. Dentre as mobilizações, realizaram passeatas, atos públicos e panfletagem de porta em porta para sensibilizar a opinião pública e pressionar o prefeito Gean Loureiro (DEM) pelo cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente.
LEIA MAISUniversidades privadas: pandemia, ataques e como enfrentá-los em 2021
Célula de Universidades Privadas – SP
Com a chegada da pandemia no Brasil, os estudantes e trabalhadores do ensino superior privado tiveram que se adaptar a uma nova rotina e realidade acadêmica. As aulas e as atividades, que antes eram presenciais e coletivas, passaram a ser realizadas de forma virtual e individualizadas, tendo em vista que os estudantes não poderiam estar mais nos espaços físicos das universidades, realizando debates, experimentos em laboratórios etc.
LEIA MAISA situação da USP diante da pandemia de Covid-19
Marcos Andrade e Verônica Chypriades
Na Universidade de São Paulo (USP), a pandemia escancarou as péssimas condições de trabalho as quais estão submetidos os funcionários terceirizados: completo descaso com a vida dos trabalhadores por parte da reitoria e o estado de abandono em que se encontram os alunos oriundos da classe trabalhadora, principalmente aqueles que vivem no Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo (CRUSP).
LEIA MAISLei de Segurança Global agita protestos em toda França
Michelle Vasconcellos
Novembro se encerrou deixando um rastro de pólvora para o último mês de 2020 na França. Com amplas manifestações em todo o país, o Projeto de Lei de “Segurança Global”, promovido pelo partido do presidente Emmanuel Macron, La Republique en Marche (LREM), foi fortemente combatido, sobretudo após divulgações de imagens de abuso e de violência policiais contra trabalhadores.
LEIA MAISOs ensinamentos das lutas guatemaltecas
Chico Aviz
Como acontece repetidas vezes na história, quando os jovens e os trabalhadores se colocam nas lutas e nas ruas, os poderes burgueses são forçados a recuar em seus ataques para tentar conter a chama revolucionária que há entre os explorados e oprimidos.
LEIA MAISCuba e a revolução de 1959
Michel Goulart da Silva
A Revolução Cubana foi um dos mais importantes processos políticos protagonizados pelos trabalhadores na América Latina. Por décadas, vem enfrentando o imperialismo a poucos quilômetros da fronteira com os Estados Unidos, sofrendo, ainda hoje, com diversos ataques. Além disso, mostrou que os trabalhadores devem lutar para a superação do capitalismo e pela construção de uma nova sociedade.
LEIA MAISO histórico Natal de 1914: quando os trabalhadores se recusaram a matar uns aos outros
Arthur Penna
Por toda a história, as classes dominantes nunca hesitaram em recorrer ao conflito armado para defender seus interesses. Em nome da segurança e da expansão de suas propriedades, as elites sempre se dispuseram a afundar o conjunto da humanidade no inferno da guerra. E em nenhum outro período isso foi mais verdadeiro do que no capitalismo.
LEIA MAIS
QUEM SOMOS CONTRIBUA E ASSINE OUTRAS EDIÇÕES
CAPA DA EDIÇÃO:
EXPEDIENTE
Editor: Luiz Bicalho.
Editor Assistente: Evandro Colzani.
Comitê Editorial: Aline Seitenfus, André Mainardi, Evandro Colzani, Francine Hellmann, Henrique de Macedo, Luiz Bicalho, Michel Goulart da Silva.
Arte de Capa: Evandro Colzani.
Revisão: Francine Hellmann, Felipe Libório, Flávia Antunes, Mara Lúcia Tavares, Bruna dos Reis, Mariana Rosa, Michelle Vasconcellos e Tiago de Carvalho.
Contato: jornal@marxismo.org.br