Recebemos ontem (16/6) à noite, a triste notícia do falecimento do camarada Esteban Volkov, neto de Leon Trotsky. Esteban dedicou a vida à defesa do legado de seu avô. Fundou a Casa Museu Leon Trotsky, na casa em que viveu com Trotsky e Natalia, no bairro de Coyoacán, Cidade do México.
Em 2011, a Esquerda Marxista teve a honra de organizar uma série de atividades com Esteban Volkov no Brasil, com debates em São Paulo – lotando o Tuca com mais de mil participantes -, na Fábrica Ocupada Flaskô em Sumaré (SP), em Recife (PE) e Joinville (SC). Apesar de já estar com 85 anos de idade na ocasião, ele estava sempre com energia e disposição, com seu inabalável bom humor e a humildade característica dos grandes seres humanos.
Esteban teve uma infância marcada por tragédias. Seu pai, Platon Volkov, foi preso e executado por conta de sua militância política na Oposição de Esquerda. Sua mãe, Zinaida, filha do primeiro casamento de Trotsky, tirou a própria vida como consequência das perseguições stalinistas à sua família. Seu tio, Leon Sedov, com quem Esteban foi viver na França após ficar órfão, também foi assassinado pelos stalinistas. Então Esteban teve que cruzar o Atlântico para estar com seu avô, perseguido e exilado no México. Com apenas 13 anos de idade foi testemunha de dois atentados contra a vida de Trotsky. No primeiro, o próprio Esteban saiu ferido após a casa ser metralhada. No segundo, em 20 de agosto de 1940, um agente a mando de Stalin, Ramón Mercader, conseguiu assassinar o grande revolucionário russo.
Apesar destes duros golpes, Esteban Volkov era um homem alegre, com grande disposição e bom humor. Em uma entrevista chegou a declarar: “Muita gente comenta ‘sua vida é uma tragédia’. Mas centenas de pessoas tiveram uma vida muito pior que a minha, muito mais sofrida que a minha”.
Após um árduo trabalho dos camaradas da Corrente Marxista Internacional, foi lançada internacionalmente a biografia de Stalin, obra inacabada de Trotsky que havia sofrido uma série de distorções na versão publicada após a morte do autor. O evento internacional de lançamento foi em 2016, na Casa Museu Leon Trotsky, com a presença de Esteban. No Brasil, lançamos em 2017, no centenário da Revolução Russa. O livro conta com um prefácio de Esteban em que ele diz:
“Felizmente, três quartos de século após a morte de Leon Trotsky, alguns revolucionários marxistas muito familiarizados com sua obra e que se identificam plenamente com suas ideias, realizaram a tarefa admirável e difícil de redimir sua última grande obra em toda sua autenticidade e dimensão.”
A morte de Esteban é a perda do último vínculo físico com Leon Trotsky. A Corrente Marxista Internacional e a Esquerda Marxista se orgulham da estreita relação estabelecida com o camarada Esteban Volkov e sua confiança em nossa organização. Seguiremos o combate de Leon Trotsky e de Esteban Volkov por um mundo comunista!
“A vida é bela. Que as futuras gerações a livrem de todo mal e opressão, e possam desfrutá-la em toda sua plenitude.” (Leon Trotsky, 27 de fevereiro de 1940)
Esquerda Marxista,
17 de junho de 2023
* Leia a entrevista com Esteban Volkov realizada por Alan Woods.