José Mafra (D) era um homem de espírito leve, bem-humorado, simpático e rodeado de amigos, mas também de uma consciência de classe inabalável

Nossa pequena homenagem ao grande lutador José Mafra

Faleceu hoje (27/12), em Joinville, nosso companheiro de luta José Mafra, irmão de nosso militante Antônio Felix Mafra. José foi um dedicado simpatizante de nossa política por quase três décadas. Chegou a se candidatar a vereador, mas foi ao lado de Adilson Mariano que encontrou seu maior espaço de luta. Contribuiu para eleger Mariano no primeiro mandato e acompanhou de perto as batalhas do mandato ao longo dos 16 anos em que estivemos no parlamento.

José compreendia profundamente a importância da independência financeira e política de nossa classe, assim como o papel estratégico de um revolucionário no parlamento burguês. Foi um importante organizador na defesa de Adilson Mariano contra os processos de cassação propostos pelas empresas de transporte público Gidion e Transtusa, além de resistir conosco aos diversos pedidos de cassação solicitados pelo próprio PT, partido ao qual a OCI era filiada na época.

Junto com Catarina Mafra, José organizava encontros em sua casa no bairro Vila Nova, onde frequentemente nos reuníamos para eventos e celebrações de fim de ano, sempre marcados por debates políticos enriquecedores. Como professor e sempre participando da vida sindical da categoria, foi importante na construção da oposição à direita tanto no Sinte (regional de Joinville) quanto no Sinsej. Mesmo após se aposentar dessas categorias, José permaneceu ativo e, na última eleição do Sinsej, contribuiu dialogando sobre possíveis nomes para fortalecer a oposição à atual direção do sindicato.

José Mafra era um homem de espírito leve, bem-humorado, simpático e rodeado de amigos, mas também de uma consciência de classe inabalável. Ele deixa três filhos, um neto e um legado inspirador de luta e resistência.

Despedimo-nos com a certeza de que seguiremos lutando contra todas as injustiças, honrando o exemplo de vida que José Mafra nos deixou.

Nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos.

Perdemos um dos nossos. José Mafra, presente!