Saudação à declaração dos comunistas venezuelanos sobre as eleições na Venezuela

O Comitê Central (CC) da Organização Comunista Internacionalista (OCI) saúda a resolução da seção venezuelana da Corrente Marxista Internacional (CMI), Lucha de Clases, sobre a atual situação política e as eleições presidenciais na Venezuela defendendo que “os trabalhadores [venezuelanos] não têm, hoje, uma alternativa eleitoral capaz de expressar genuinamente suas aspirações”.

Os camaradas combatem corretamente os apelos da líder opositora María Corina Machado, e de toda a direita pró-imperialista, pela chamada “desobediência civil”, o que na prática significa organizar novos golpes de Estado ou incursões militares para não apenas derrubar o atual governo, mas para massacrar a classe trabalhadora por sua ousadia de tentar fazer uma revolução.

Por outro lado, o governo de Nicolás Maduro representa hoje uma das forças da reação no país, um agente da contrarrevolução que, entre outras medidas, se utiliza do controle das instituições para prender e perseguir líderes operários, para atacar partidos da esquerda (em um  exemplo recente vimos os ataques ao Partido Comunista da Venezuela – PCV), restringir o direito de organizações de fazerem parte do processo eleitoral e que busca salvar o decadente capitalismo venezuelano por meio de um programa de austeridade brutal contra a classe trabalhadora. Maduro e o PSUV traíram todas as conquistas da classe trabalhadora durante o período Chávez.

Afirmamos também que a declaração de Lula (PT), chamando de “grave” o impedimento da líder opositora, Corina Yoris, de se inscrever no pleito que ocorrerá em 28 de julho não representa uma crítica à esquerda ao governo Maduro, mas sim uma leve sinalização para seus aliados pró-imperialistas e a defesa da democracia burguesia.

Reafirmamos a posição de nossos camaradas sobre a “a necessidade de construir uma alternativa comunista e revolucionária, capaz de reunir toda a combatividade dos setores mais conscientes do povo trabalhador”. Essa é a posição daqueles que confiam e lutam ao lado da classe trabalhadora para derrubar o capitalismo e construir um novo mundo.

Comitê Central da Organização Comunista Internacionalista, 04 de abril de 2024