Imagem: RS/Fotos Públicas

Estado sionista de Israel dá ultimato e promete devastar a Faixa de Gaza: ações urgentes necessárias em defesa do povo palestino!

Em 19/03/2025, Israel Katz, ministro da Defesa do governo Netanyahu, transmitiu um pronunciamento público no qual dá um ultimato ao povo palestino. Diz ele:

“Residentes da Faixa de Gaza, este é o último aviso! (…) Os ataques da Força Aérea contra os terroristas do Hamas foram apenas o primeiro passo. O que vem a seguir será muito pior! E vocês vão pagar todo o preço. (…) Israel vai agir com uma força que vocês nunca viram antes. Aceitem o conselho do presidente dos Estados Unidos, entreguem os reféns, expulsem o Hamas e outras opções serão dadas a vocês, incluindo a possibilidade de realocação para outras localidades do mundo que vocês escolham. A alternativa será destruição e devastação total.”

O genocídio de centenas de milhares de palestinos está sendo abertamente declarado por este sicário de Netanyahu. Trabalhadores de todo o mundo devem se levantar em repúdio e cerrar fileiras em defesa do povo palestino.

Em todo e qualquer lugar do mundo em que haja algum tipo de organização de trabalhadores ou de juventude de qualquer nível, deve-se discutir quais ações de solidariedade e defesa dos palestinos são possíveis de adotar, sempre buscando a unidade com demais organizações da classe trabalhadora, para ações mais efetivas e que envolvam camadas mais amplas dos trabalhadores e da juventude.

Estamos diante do início de uma nova Nakba, executada pelo Estado sionista, terrorista e genocida de Israel, com o apoio aberto e o incentivo descarado do governo Trump dos EUA. Todo e qualquer governo que mantenha relações diplomáticas com Israel é cúmplice desse crime contra a humanidade!

Aqui no Brasil, Lula fez declarações condenando os planos anunciados por Trump para a Faixa de Gaza, reafirmando a caracterização que já havia feito de que o que Israel promove na Faixa de Gaza é um genocídio. O Itamaraty classificou como “crime de guerra” o recente ataque de Israel ao prédio da ONU em Gaza e, há cerca de dois meses, o Itamaraty não dá resposta ao pedido de Israel para enviar um novo embaixador israelense ao Brasil. Mas nada disso é suficiente! Lula mantém acordos comerciais e militares com Israel.

Exigimos que o governo Lula rompa todas as relações políticas e comerciais com Israel!

Exigimos o fim imediato da política imperialista e sionista de liquidação da Palestina! Clamamos pela solidariedade incondicional dos trabalhadores de todos os países com o povo palestino! Inclusive, e principalmente, os trabalhadores que vivem dentro de Israel e já mostraram que podem se opor ao regime de Netanyahu!

  • Não à nova Nakba!
  • Pelo direito ao retorno de todos os palestinos expulsos de suas casas!
  • Por um único Estado laico e democrático em toda a Palestina!
  • Basta de genocídio na Faixa de Gaza!
  • Abaixo o capitalismo, o imperialismo e o sionismo!
  • Viva a resistência palestina! Pela Federação Socialista do Oriente Médio!
  • Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!

Comitê Central da OCI, seção brasileira da ICR
São Paulo, 23 de março de 2025