Do ponto de vista proletário e comunista, as conferências de Yalta e Potsdam foram parte de um acordo contrarrevolucionário que, na prática, significava que os partidos comunistas no mundo inteiro se absteriam de organizar e dirigir revoluções contra o capital na esfera de influência do capitalismo, que era a maioria do mundo.
Leia Mais »Teoria
Hoje é Nakba, a “Catástrofe”, para os palestinos
Em sessão presidida pelo brasileiro Osvaldo Aranha, e com apoio decisivo dos EUA e da URSS stalinista, a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 29 de novembro de 1947, recomenda a adesão e implementação do Plano de Partilha da Palestina que deveria substituir o controle imperialista britânico sobre a Palestina.
Leia Mais »“Derrote os Brancos com a Cunha Vermelha”: a essência da revolução mundial
O icônico cartaz da Guerra Civil de El Lissitzky, Derrote os Brancos com a Cunha Vermelha, é talvez a obra de arte mais reconhecível de toda a Revolução Russa. Sua influência permanece enorme até hoje.
Leia Mais »Construir o socialismo significa emancipar as mulheres e proteger as mães
A maneira mais precisa de medir nosso progresso é por meio das medidas práticas que estão sendo implementadas para melhorar a condição da mãe e da criança. Esse índice é altamente confiável; ele não mente. Revela de imediato tanto os êxitos materiais quanto as conquistas culturais em um sentido amplo.
Leia Mais »“Um dos mais eruditos tolos de poltrona”: Lênin contra o renegado Kautsky
Estamos em 1918, e a recém-criada República Soviética da Rússia enfrenta invasões, sabotagens e rebeliões. Monarquistas, latifundiários, capitalistas e imperialistas estão furiosos com a conquista revolucionária do poder pelos trabalhadores e camponeses russos. Estão decididos a esmagá-la.
Leia Mais »“Fausto” de Goethe: No princípio era a ação
“Fausto”, a peça épica de Goethe, é uma das maiores obras de arte de todos os tempos. Ela intrigou e inspirou gerações ao redor do mundo e continuará a fazê-lo por muitas gerações. Neste artigo, Josh Holroyd explora alguns dos temas centrais dessa obra-prima dialética, incluindo a natureza humana, a …
Leia Mais »O nacionalismo e a economia
O fascismo italiano proclamou que o “sagrado egoísmo” nacional é o único fator criativo. O fascismo alemão, após reduzir a história da humanidade à história nacional, procedeu à redução da nação à raça, e da raça ao sangue.
Leia Mais »Sobre a questão ucraniana
A questão ucraniana, que muitos governos e tantos "socialistas" e mesmo "comunistas" têm tratado de esquecer ou relegar às profundidades da história, acha-se novamente na ordem do dia, desta vez com força redobrada.
Leia Mais »O que é comunismo?
Nas palavras de Friedrich Engels, em "Princípios Básicos do Comunismo": "O comunismo é a doutrina das condições de libertação do proletariado". Como marxistas, precisamos estudar a origem da ciência comunista, o socialismo científico, e também os elementos que tornaram possível o seu desenvolvimento.
Leia Mais »A Segunda Guerra Mundial – esclarecendo as coisas
Este ano, 8 de maio marca o 80º aniversário do dia em que a Segunda Guerra Mundial na Europa chegou oficialmente ao fim. Este evento histórico será marcado por todos os tipos de celebrações em muitos países. Em todos esses eventos oficiais orquestrados, no entanto, haverá uma ausência gritante: como de costume, a Rússia não será convidada.
Leia Mais »