Vinte anos se passaram desde que os ataques de 11 de setembro aceleraram a história humana, e muito se falou daquele dia fatídico. No entanto, para entender corretamente o que levou a esses eventos e o que aconteceu desde então, devemos recuar mais uma década até um ponto de virada histórico ainda mais significativo: o colapso da União Soviética.
O vasto potencial para transformar o mundo após a Revolução Russa foi desperdiçado e estrangulado pela burocracia stalinista que usurpou a classe trabalhadora após a morte de Lenin. Décadas de hipocrisia, inépcia e mesquinho interesse próprio levaram à esclerose econômica e paralisaram a máquina do Estado e a economia.
Na época, os encorajados estrategistas do capital regozijaram-se com sua aparente vitória, salivando de alegria com as centenas de milhões de trabalhadores e com os vastos recursos naturais em que agora podiam cravar suas garras. Eles prometeram uma “Pax Americana”, uma época de paz, estabilidade e liberdade sob a égide do imperialismo dos EUA. Socialismo, comunismo e marxismo estavam mortos e enterrados, e o “fim da história” foi declarado. Mas esses sonhos imperialistas resultaram apenas em guerra perpétua, instabilidade e exploração para milhões de pessoas.
E, longe da dominação total, as últimas três décadas viram o declínio constante da força econômica e militar mais temível que já dominou a Terra. Cegos por seus preconceitos, os defensores do capitalismo não puderam entender o que o camarada Ted Grant, um dos fundadores da CMI, prognosticou: que a queda dramática da URSS era apenas um prelúdio para um drama humano ainda maior – a queda do capitalismo mundial e a ascensão do socialismo genuíno.
Porque o que caiu na URSS não foi o socialismo nem o comunismo e não tinha absolutamente nada em comum com o marxismo revolucionário. A morte ignominiosa da primeira república soviética do mundo representou um revés histórico mundial e um cataclismo para os povos da ex-União Soviética. No entanto, a implosão da burocracia pútrida preparou o terreno para um ajuste de contas histórico entre as classes em escala global.
O capitalismo está historicamente exausto e só pode sobreviver destruindo tudo o que os trabalhadores conquistaram no passado por meio da luta. Os capitalistas devem continuar gerando capital ou ficarão sem negócios. Mas a classe trabalhadora não aceitará esses ataques à sua qualidade de vida e dignidade. Embora os detalhes precisos, os ritmos, as pequenas vitórias e derrotas das lutas por vir não possam ser antecipados, qualquer pessoa com a menor compreensão da história pode ver que os trabalhadores e os capitalistas estão em rota de colisão para um confronto decisivo.
Isso explica a impotência do infeliz Joe Biden, cuja relativa lua de mel entre milhões de eleitores se baseou principalmente em ele não ser Donald Trump. Mas as promessas do presidente aos trabalhadores rapidamente esbarraram nos limites muito reais de um sistema baseado na propriedade privada dos meios de produção em busca do lucro. Como todo trabalhador sabe, promessas não pagam o aluguel nem proporcionam a todos empregos, saúde e educação de qualidade.
Apenas alguns meses após sua posse, as mornas iniciativas legislativas de Biden foram paralisadas por seu próprio partido. A pandemia voltou com força total devido a uma crise de confiança nas instituições do sistema. A desigualdade de riqueza é maior do que nunca, e a inflação está afetando cada vez mais o poder de compra. Milhões foram jogados sem cerimônia no desemprego e outros milhões enfrentam o despejo.
Os Democratas revelaram sua total incapacidade para defender direitos básicos como o acesso ao aborto ou mesmo ao voto. Isso é o melhor que os liberais podem oferecer, e eles estão ativamente pavimentando o caminho para o retorno triunfante de Donald Trump ou de um de seus clones políticos. Em suma, a crise da presidência de Biden é em função da crise do sistema que ele representa.
O termo “capitalismo de desastre” foi usado pela primeira vez para descrever como os capitalistas se lançam para lucrar com a miséria daqueles atingidos por furacões e terremotos. Mas o próprio capitalismo é o desastre, especialmente quando se trata do perigo claro e presente representado pela calamidade climática. Não é de admirar que uma pesquisa recente com jovens de 16 a 25 anos em dez países levantou que a maioria “se sente traída, ignorada e abandonada por políticos e adultos”. 75% acham que o futuro é assustador; 65% acham que os governos estão falhando com os jovens; 56% pensam que a humanidade está totalmente condenada.
Muitos, porém, também expressaram esperança. O potencial para um mundo diferente é absurdamente evidente, principalmente para os jovens. Mas o curso coletivo da humanidade só pode ser corrigido se rompermos de uma vez por todas com o capitalismo e suas instituições. Tanto a ansiedade quanto a esperança para o futuro devem ser transformadas em ação. O caminho a seguir foi traçado há mais de 170 anos, com o nascimento do marxismo.
Já em 1848, os autores de O Manifesto Comunista entendiam que
“a burguesia não está mais em condições de ser a classe dominante na sociedade e de impor suas condições de existência à sociedade como uma lei imperativa. É incapaz de governar porque é incompetente para assegurar a existência de seu escravo dentro de sua escravidão […] A sociedade não pode mais viver sob esta burguesia, ou seja, sua existência não é mais compatível com a sociedade”.
Essas palavras soam mais verdadeiras do que nunca hoje e formam a base para a ascensão renovada do marxismo. As ideias marxistas não são um projeto nem um livro de receitas; são um método vivo e dinâmico a ser estudado e praticado. Longe de divagações rígidas, elas são um guia para a ação. Elas não devem ser memorizadas mecanicamente, mas ativamente aplicadas para mudar o mundo. Dedicar-se à luta pelo socialismo não é uma escolha de estilo de vida, mas um compromisso de lutar pelo desenraizamento revolucionário das estruturas que nos dominaram durante séculos, para serem substituídas por estruturas genuinamente humanas que permitirão a todos alcançarmos nosso pleno potencial.
Apesar da covarde capitulação dos dirigentes das organizações dos trabalhadores diante das grandes empresas, 77% dos norte-americanos, com 34 anos ou menos, têm uma visão favorável dos sindicatos. Doentes e cansados dos dois grandes partidos, 62% dos adultos dos EUA dizem que um terceiro partido é necessário, ante 57% em setembro de 2020. E os protestos do verão passado revelaram o potencial revolucionário que reside no “ventre da besta”. Tudo isso mostra que existe um anseio instintivo pela unidade na luta. A paixão, a criatividade e a energia dos jovens devem ser levadas para o local de trabalho e para a política.
Como a mídia constantemente nos diz, a sociedade norte-americana está profundamente dividida. Mas eles nunca mencionam que a divisão fundamental é em classes. A chamada “guerra cultural” é um barulho que visa distrair e desorientar. A política de classe, que parte da premissa de que os interesses dos trabalhadores e dos capitalistas são diametralmente opostos, é a única maneira de acabar com a confusão que agora turva as mentes de milhões.
A experiência de vida sob o capitalismo fará a maior parte do esclarecimento, mas os revolucionários formados na teoria marxista também têm um papel indispensável a desempenhar. Devemos deixar claro – primeiro para milhares, depois para milhões – que o socialismo genuíno significa revolução, não reformismo; não um governo maior, mas um tipo totalmente diferente de Estado; não um rearranjo do status quo, mas uma reformulação fundamental das relações sociais e de propriedade da humanidade.
Para que isso aconteça em nossa vida, precisamos construir a encarnação norte-americana do bolchevismo. Devemos ser implacáveis na teoria e flexíveis nas táticas, superando incansavelmente todos os obstáculos à medida que nos conectamos e aumentamos a consciência, a confiança e a unidade da classe trabalhadora. Muitas gerações tiveram que estagnar e sofrer sob o jugo de um sistema antiquado baseado na exploração, opressão e divisão, de modo que hoje um punhado de parasitas sociais possa viver em luxo e facilidades inimagináveis. Os capitalistas podem ter o dinheiro, mas nós temos os números, as ideias e, acima de tudo, um mundo para ganhar.
TRADUÇÃO DE FABIANO LEITE.
PUBLICADO EM SOCIALISTREVOLUTION.ORG