O texto que publicamos a seguir é o panfleto da OCI para os atos que ocorrem hoje (10/7), em diversas cidades, contra os ataques de Trump ao Brasil. Baixe o panfleto diagramado aqui.
Trump quer mandar no Brasil. Divulga uma carta exigindo que Bolsonaro seja inocentado e determina tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA. É um ataque brutal à soberania nacional. Esta ofensiva do imperialismo norte-americano exige uma resposta firme da juventude e dos trabalhadores. É preciso fazer ecoar nas ruas o grito: Fora o imperialismo! Fora Trump e suas tarifas!
Os bolsonaristas claramente articularam com Trump estas medidas contra o país na tentativa de livrar Bolsonaro da cadeia. Os bolsonaristas são os falsos nacionalistas que batem continência para a bandeira norte-americana, são capachos do imperialismo. Na defesa de seus interesses colocam os EUA acima de tudo e Trump acima de todos.
Trump diz que a relação comercial do Brasil com os EUA é “injusta”, mente descaradamente dizendo que os EUA têm déficit comercial com o Brasil. A verdade é que os EUA sempre trataram o Brasil e a América Latina como seu quintal. Patrocinaram e arquitetaram golpes e ditaduras para a defesa de seus interesses imperialistas. As multinacionais dos EUA (e outros países imperialista) exploram a mão de obra, os recursos naturais, o mercado consumidor, e remetem os lucros para seus países de origem. A fraudulenta dívida interna e externa suga o orçamento da nação. O Brasil é um país dominado e explorado pelo imperialismo.
Sim, é preciso retaliar, mas com os métodos da classe trabalhadora: controle estatal sobre o comércio exterior, estatização dos bancos e multinacionais sob controle dos trabalhadores, não pagamento da dívida interna e externa! Esta é a verdadeira resposta que atinge os imperialistas onde mais dói: no bolso!
A burguesia nativa dos países dominados é incapaz de levar à frente um combate real contra a ingerência imperialista. Ao final sempre se curvam aos interesses do imperialismo, temem acima de tudo a mobilização revolucionária das massas em uma verdadeira luta anti-imperialista. Nenhuma confiança em nenhum setor da burguesia! Nenhuma unidade nacional com os inimigos de classe! Apenas a mobilização da classe trabalhadora e da juventude, nas escolas, nos locais de trabalho, nos bairros, nas ruas, pode derrotar este ataque de Trump e do imperialismo, aliados aos bolsonaristas vende-pátria!
A crise capitalista deu um salto de qualidade e abriu uma nova situação no mundo. Trump desatou uma guerra comercial contra diferentes países prometendo criar empregos e construir fábricas nos EUA, “Fazer a América Grande Novamente”. É uma ilusão! Trump quer defender os interesses da burguesia imperialista norte-americana aprofundando a exploração e opressão dos povos ao redor do mundo, inclusive dos EUA.
O imperialismo é a fase de agonia do capitalismo. É preciso pôr fim a este sistema que conduz a humanidade à barbárie com suas guerras, exploração e destruição. É preciso exigir e combater por medidas concretas contra o imperialismo para abrir caminho para a construção do socialismo!
- Fora o imperialismo! Fora Trump e suas tarifas!
- Não ao pagamento da dívida interna e externa! Dinheiro para saúde, educação e serviços públicos!
- Estatização de todos os bancos, das multinacionais – dos EUA e todas as outras –, sob controle dos trabalhadores!
- Monopólio estatal do comércio exterior!
- Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!
Organização Comunista Internacionalista, seção brasileira da Internacional Comunista Revolucionária
10/07/2025
Organização Comunista Internacionalista (Esquerda Marxista) Corrente Marxista Internacional