Leon Trotsky e sua atualidade são tema da “América Socialista – Em Defesa do Marxismo”

A 25ª edição da revista “América Socialista – Em Defesa do Marxismo” resgata o legado do revolucionário Leon Trotsky e sua atualidade. Num momento onde a teoria tem sido colocada de lado, trazemos uma introdução de Luiz Bicalho ao clássico Programa de Transição e um texto do próprio Trotsky sobre cultura e tecnologia. A revista tem ainda um texto de Alan Woods sobre arte, um texto de Lucy Dias sobre a economia durante a ditadura militar no Brasil e uma análise da trajetória política de Frantz Fanon, em especial da obra “Os Condenados da Terra”, de Jorge Martín.

Desejamos uma boa leitura e convidamos a contribuir não só com a aquisição, mas também na divulgação e promoção de debates acerca do conteúdo da “América Socialista – Em Defesa do Marxismo”. Adquira a sua edição com um militante da OCI (em breve disponível também no site da Livraria Marxista). Confira o conteúdo da edição:

Jorge Martín

Uma análise marxista tanto da obra “Os Condenados da Terra” quanto da trajetória política de Fanon. Uma análise que separa o político, a obra e seus intérpretes.

Alan Woods

Uma análise da arte ao longo da história, seu papel dialético em cada época e o papel das revoluções na sociedade e na emancipação da classe trabalhadora.

Leon Trotsky

A atualidade do revolucionário em um artigo oriundo de uma palestra de 1926 sobre a relação entre o desenvolvimento da tecnologia e da cultura humana.

Lucy Dias

Nos 50 anos do Golpe Militar de 1964, publicamos este artigo sobre o tão divulgado “Milagre Econômico” como encerramento de um conjunto de textos a respeito do tema, desvendando os custos do dito “milagre” para a classe trabalhadora.

Luiz Bicalho

Um ensaio introdutório profundo sobre o “Programa de Transição” e sua atualidade. Em tempos de despolitização teórica, o texto traça uma linha do tempo de 1938 até a atualidade tratando das questões objetivas e subjetivas apontadas por Trotsky em seu Programa.