Relator vota pela cassação de Glauber Braga! Solidariedade e mobilização em defesa de seu mandato!

O deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), relator do processo contra o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) no Conselho de Ética da Câmara, votou pela cassação do mandato de Glauber. A votação ainda será completada no próprio Conselho de Ética, provavelmente na semana que vem, e depois seguirá para o plenário da Câmara, onde se encerrará o processo, com a aprovação da cassação ou a manutenção do mandato.

Está mais claro do que nunca que Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados e contra quem Glauber travou embates diretos, tem articulado nos bastidores pela cassação. A absurda alegação para a abertura desse processo foi a correta reação de Glauber diante da provocação de militantes do Movimento Brasil Livre (MBL). Nós, da OCI, apoiamos a atitude de Glauber de expulsar esses provocadores da extrema-direita e nos solidarizamos com ele imediatamente após o ocorrido.

Glauber é perseguido por Arthur Lira e seus aliados justamente por ser o deputado federal mais combativo do Parlamento. Esteve firme no combate ao Novo Ensino Médio, na luta contra as privatizações, contra as medidas contrárias aos interesses da classe trabalhadora, em apoio à luta pelo fim da escala 6×1 e tem denunciado amplamente o orçamento secreto, que é a forma mais atual do fisiologismo político, possibilitando a compra de votos e a troca de favores dentro da Câmara dos Deputados. No PSOL, Glauber se posiciona contra a adaptação do partido ao governo Lula e ao PT.

A direção do PT, por sua vez, não se coloca em defesa do mandato de Glauber diante desse ataque absurdo, que contraria princípios básicos da própria democracia burguesa. Não é de estranhar essa postura do PT, já que o PP, de Arthur Lira, e o PSD, de Paulo Magalhães, compõem o governo Lula-Alckmin.

Contraditoriamente, enquanto avança o processo para a cassação do mandato de Glauber na Câmara, Chiquinho Brazão, que é o principal acusado de ser o mandante do assassinato de Marielle Franco, continua com seu mandato intocado.

O Congresso Nacional é uma instituição podre, e isso se evidencia, mais uma vez, nessa perseguição política contra um mandato combativo e de esquerda. Prestamos nossa solidariedade ao companheiro Glauber Braga e uniremos forças nas manifestações que ocorrerão nos próximos dias em defesa do mandato mais combativo da Câmara dos Deputados.

  • Em defesa do mandato de Glauber Braga!
  • O ataque a um é um ataque a todos. Não passarão!
  • Glauber Fica!