Imagem: STILASP

Solidariedade à greve dos trabalhadores da PepsiCo

A Organização Comunista Internacionalista (OCI) envia uma saudação de solidariedade aos trabalhadores da PepsiCo das unidades de Itaquera, na capital paulista, e Sorocaba que decidiram entrar em greve pelo fim da escala 6×1 e 6×2.

Diante da intransigência da empresa em negociar com o sindicato da categoria a escala 5×2 e a redução da jornada semanal de trabalho, a única alternativa é a greve!

No dia 15 de novembro, milhares de pessoas foram às ruas, em dezenas de cidades, lutar por mais dias de folga para os trabalhadores e pela redução da jornada de trabalho, sem redução salarial.

Uma petição online do movimento Vida Além do Trabalho (VAT) já coletou quase 3 milhões de assinaturas pelo fim da escala 6×1 e uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) vai começar a tramitar no Congresso Nacional.

Porém, sabemos que o Congresso serve aos interesses dos patrões, que farão de tudo para evitar que o fim da escala 6×1 seja aprovado.

O governo Lula, até agora, não se posicionou oficialmente sobre esse tema, mas sabemos que enquanto permanecer a aliança com a burguesia, o interesse dos patrões é o que vai prevalecer. Não é à toa que o governo prepara um pacote de corte de verbas que vai atingir em cheio os direitos dos trabalhadores, como FGTS e benefícios previdenciários.

Por isso, o único caminho é fortalecer as mobilizações de rua e organizar os trabalhadores para lutar através de seus próprios meios, ou seja, com greves e paralisações. Somente interrompendo a produção é que os patrões vão sentir a força dos trabalhadores e se verão obrigados a ceder.

Companheiros, camaradas, é possível conquistar o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial!

O exemplo dos trabalhadores da Cipla, Interfibra e Flaskô segue vivo em nossas memórias. Há 22 anos, para não ficarem desempregados, esses trabalhadores ocuparam as empresas e as colocaram para funcionar sob controle operário. Sem os patrões, foi possível aumentar os salários e reduzir a jornada para 30 horas semanais, garantindo os sábados e domingos livres!

  • Todo apoio à greve dos trabalhadores da PepsiCo!
  • Pelo fim da escala 6×1 e 6×2!
  • Pela redução da jornada, sem redução salarial!