Depois de bombardear e assassinar mais de 60 venezuelanos no Mar do Caribe e tomar um navio petroleiro da Venezuela, numa ação de pirataria, Trump cercou totalmente o país com a maior frota das Forças Armadas da história dos Estados Unidos da América.
É uma escalada inaceitável das agressões imperialistas dos EUA na América Latina e deve colocar em pé toda a classe trabalhadora e a juventude no combate a qualquer ato de agressão contra a Venezuela. É total responsabilidade dos partidos que reivindicam a classe trabalhadora, PT, PCdoB, PSOL etc., e da CUT, UNE, UBES, dos sindicatos, partidos e organizações estudantis, fazer ressoar um alerta máximo de atenção e mobilização contra a agressão imperialista que se desenvolve.
Quando Trump afirma que o embargo militar-naval contra Caracas irá continuar até que “devolvam o petróleo, terras e bens” que foram supostamente roubados dos EUA, está defendendo os interesses da burguesia norte-americana que explorava o petróleo da região antes da nacionalização e das conquistas da Revolução Bolivariana. É um claro ataque de classe contra classe.
Lula, ao afirmar cooperação com Trump para o suposto combate ao narcoterrorismo e ao se propor como mediador entre EUA e Venezuela na presente crise, comete um dos mais evidentes crimes de traição contra a classe trabalhadora internacional, pois não há mediação com balas, bombas e fuzis apontados contra os trabalhadores. Desenha-se, com a ação “mediadora” de Lula, o objetivo de submeter o povo venezuelano à agressão imperialista.
Um ataque à Venezuela, visando a queda do governo de Maduro, é inaceitável. O povo bolivariano é quem deve decidir o seu destino. Um ataque militar contra a Venezuela exige uma resposta da classe trabalhadora e da juventude.
A Organização Comunista Internacionalista está disposta, em ações de frente única e com todos aqueles que estiverem dispostos, a cercar as embaixadas e consulados norte-americanos, bancos e multinacionais norte-americanas, a qualquer sinal de ataque contra o povo venezuelano.
Organização Comunista Internacionalista (Esquerda Marxista) Corrente Marxista Internacional