Em 2018, os meios de comunicação de todo o mundo lembraram o fim da primeira guerra (armistício de 1918) com direito à cerimônia em Paris no dia 11 de novembro. Cerca de 70 chefes de Estado estiveram presentes. Ocorre, porém, que 2018 marca outro grande acontecimento, aliás, consequência da própria guerra: A Revolução Alemã. Não podemos fazer um cerimonial em Paris, mas podemos indicar boas leituras.
Certamente, lembrar a Revolução Alemã não é tarefa da burguesia e sim dos revolucionários. A Esquerda Marxista destinou a Revista América Socialista nº 13 para comemorar o tema.
Agora, chega à Livraria Marxista a tradução do livro “Die Deutsche Revolution”, em português, “A Revolução Alemã”. O livro de Sebastian Haffner é uma publicação da Editora Expressão Popular e chega na livraria pelo valor de R$ 30,00.
Sebastian Haffner foi um consagrado historiador alemão que se dedicou à recente história daquele país.
Em “A Revolução Alemã” o escritor traça um breve panorama desde o nascimento da socialdemocracia, ainda na era Bismark, até a morte dos revolucionários Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo.
Sebastian não era um militante engajado, mas tinha uma postura muito séria diante da história, o que faz com sua obra seja um resgate fiel e profundo desta que foi uma das mais importantes revoluções do século 20.
O livro tem uma linguagem rápida e envolvente lembrado a escrita de John Reed e Hemingway. Recheado de informações, evidencia uma profunda pesquisa histórico científica sobre o tema.
Pra completar, a erudição do escritor fica demonstrada já no prólogo, onde faz uma analogia entre a Revolução Alemã, o Império Alemão e a Socialdemocracia, com o conto “Diante da Lei” de Franz Kafka. Excelente leitura de férias. Vale a aquisição!
A obra pode ser adquirida pela Livraria Marxista no botão abaixo.