Resoluções & Declarações

Informe do Comitê Central preparatório ao 9º Congresso Nacional da OCI

Apresentamos aqui o informe político aprovado pelo Comitê Central (CC) da Organização Comunista Internacionalista (OCI), no dia 22 de março de 2025. Este informe abre a preparação do 9º Congresso Nacional de nossa organização e está sendo discutido por todos os militantes da OCI, nas instâncias da organização, em preparação ao nosso Congresso.

Leia Mais »

Estado sionista de Israel dá ultimato e promete devastar a Faixa de Gaza: ações urgentes necessárias em defesa do povo palestino!

Em 19/03, Israel Katz, ministro da Defesa do governo Netanyahu, transmitiu um pronunciamento público no qual dá um ultimato ao povo palestino. O genocídio de centenas de milhares está sendo abertamente declarado por este sicário de Netanyahu. Trabalhadores de todo o mundo devem se levantar em repúdio e cerrar fileiras em defesa do povo palestino.

Leia Mais »

Comunistas repudiam explosão em terminal de ônibus em SP

A Organização Comunista Internacionalista (OCI), seção brasileira da Internacional Comunista Revolucionária (ICR) repudia esta ação e qualquer ação de tipo terrorista. Provocar uma explosão em um terminal de ônibus frequentado por trabalhadores, mesmo que inofensiva, em nada ajudaria a causa dos comunistas que é a causa dos trabalhadores.

Leia Mais »

Trump planeja uma “Nova Nakba”: Unidade internacional contra o Imperialismo e a barbárie capitalista!

Uma vez mais caem todas as máscaras e o sistema capitalista decadente revela sua verdadeira face monstruosa através dos planos anunciados pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.As palavras de Trump, travestidas de um plano de “reconstrução” para a Faixa de Gaza, não passam de um manifesto macabro por uma “Nova Nakba” — nada menos do que a limpeza étnica com a expulsão forçada de dois milhões de palestinos de sua terra natal.

Leia Mais »

O que dizem as eleições municipais de 6 de outubro no Brasil?

A época inaugurada pelas Jornadas de Junho de 2013 no Brasil segue desenvolvendo-se. A república pactuada após a ditadura militar com base na Constituinte de 1988 ruiu. A classe burguesa dividiu-se significativamente sobre como lidar com a luta de classes e com o teatro da democracia burguesa. As novas gerações da classe trabalhadora não reconhecem mais o PT como sua direção. Desde então, setores importantes da burguesia nacional digladiam-se enquanto tentam adaptar-se à nova situação. Essas divisões provocam choques no interior do aparato de Estado burguês.

Leia Mais »

Sobre as ações de Rick Azevedo e demais membros da coordenação do VAT contra a OCI

A Organização Comunista Internacionalista (OCI) apoiou o surgimento movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e, desde os seus primeiros passos, integrou-se em sua construção. Em artigo publicado em nosso site em 10 de outubro de 2023 já dizíamos:"Nós apoiamos e nos somamos a este movimento para ajudar a desenvolvê-lo da forma mais positiva possível, rumo à proibição da escala de trabalho 6×1 e além."

Leia Mais »

Eleições 2024: a posição dos comunistas e uma plataforma de combate contra o capital!

As eleições municipais de 2024 não irão resolver os problemas fundamentais das massas exploradas. Por isso há desilusão e apatia. A posição dos comunistas é o da unidade de nossa classe contra o inimigo comum. Nestas eleições, como linha geral, votamos, com todas as críticas necessárias, nos candidatos à prefeitura de partidos que reivindicam a classe trabalhadora que estejam em melhores condições de derrotar os candidatos da burguesia. Em cidades em que há apenas candidatos de partidos burgueses concorrendo, não há opção, votamos nulo!

Leia Mais »

As tarefas dos comunistas na atual situação política

A instabilidade econômica é uma das principais causas da instabilidade política mundial. Processos eleitorais conturbados, divisões na cúpula, guerras localizadas, revoltas populares, situações revolucionárias e mesmo crises revolucionárias, são as marcas da atual fase do capitalismo na qual os imperialistas não são capazes de manejar as forças que eles mesmos invocam.

Leia Mais »

Como os militantes da CMI intervêm no movimento de solidariedade com a Palestina

Publicamos aqui trechos da nota do Secretariado Internacional da CMI, de 8 de maio, que analisa o desenvolvimento do movimento de solidariedade à Palestina em diferentes países e orienta a intervenção dos militantes comunistas nestes protestos.Mesmo com diferentes graus de mobilização em cada país – no Brasil, por exemplo, até o momento não ocorreram manifestações de massas pró-Palestina –, o relato do movimento e da intervenção dos camaradas nos EUA, Canadá, Grã-Bretanha, Espanha etc., demonstra a radicalidade presente na base, em particular da juventude, em todo o mundo. A nota traz ainda lições importantes para a intervenção prática dos revolucionários comunistas em um movimento de massas deste tipo, construindo as forças do marxismo.

Leia Mais »