O Brasil foi um epicentro de mortes causadas pela covid-19, deixando uma cicatriz profunda com mais de 700 mil vidas perdidas em todo o país. Em Joinville, foram 2.365 mortes e mais de 197 mil casos. Estes dados nos mostram que as cidades com governos mais reacionários foram onde constaram os maiores números de mortes, expressão de suas políticas anticientíficas. Além desta marcante tragédia humana, a pandemia também impactou a educação, resultando em lacunas significativas na aprendizagem, especialmente entre os alunos de escolas públicas, que, como sabemos, enfrentam muitos problemas, mas que certamente, após a pandemia, se duplicaram.
Leia Mais »Covid-19
As consequências do eleitoralismo na pandemia
A Esquerda Marxista levantou desde o início do governo de Jair Bolsonaro (PL) a necessidade da derrubada imediata desse governo por meio da luta dos trabalhadores e da juventude nas ruas e nos locais de trabalho, tendo sido a primeira organização a levantar a palavra de ordem pelo Fora Bolsonaro, …
Leia Mais »A pandemia não acabou: Santa Catarina forjando a normalidade
O uso de máscaras deixou de ser obrigatório em qualquer ambiente de Santa Catarina após decreto do governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos). A medida, em vigor desde o dia 12 de março, autoriza a flexibilização e faz apenas algumas recomendações de saúde para o uso de máscaras. Medidas semelhantes …
Leia Mais »Rio de Janeiro e São Paulo unem forças para privatizar o carnaval
Em nome da “ciência” os dois principais estados do país adiaram o carnaval de rua. Entretanto, ao mesmo tempo e em nome do capital, permitirão que festas privadas aconteçam entre fevereiro e março. Basta uma rápida olhada na plataforma de ingressos como a “Sympla” para perceber o que está acontecendo. …
Leia Mais »“A variante bilionária” – A desigualdade mata uma pessoa a cada quatro segundos
As 10 pessoas mais ricas do mundo mais que dobraram sua riqueza desde o início da pandemia, enquanto mais de 160 milhões de pessoas foram levadas à pobreza. A desigualdade está matando uma pessoa a cada quatro segundos, e as pessoas pobres tem quatro vezes mais chances de morrer de …
Leia Mais »A fome no Brasil e a necessidade de pôr abaixo o podre governo Bolsonaro
Em julho de 2019, o atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, declarou a jornalistas estrangeiros que não existe fome no Brasil; pois, segundo ele, “não se vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético” (COPLE; 19/7/2019). A sua fala além de demonstrar ignorância quanto ao fato de que …
Leia Mais »Sobre a “greve sanitária” da educação de Minas Gerais
A pandemia, que expôs ainda mais a crise do capitalismo, é utilizada pela burguesia para atacar ainda mais nossos direitos. O imperialismo e os governos estão usando a Covid-19 como arma contra as massas. Nessa guerra, estão utilizando a tragédia da pandemia para endurecer a repressão, aumentar a exploração, destruir …
Leia Mais »Univille: o “modo híbrido” e a ciência
Os estudantes e professores estão esgotados das aulas virtualizadas. O esgotamento diante as telas, a perda de momentos fundamentais para a formação dos graduandos e do trabalho dos docentes, de modo geral, todas as dificuldades impostas pela pandemia, que perdura há mais de 1 ano e 4 meses, causa crises …
Leia Mais »Amazonas na CPI da Covid: o espetáculo hipócrita de um sistema em crise
No dia 15 de junho, o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campelo foi ouvido na CPI da Covid. Para além da sua incapacidade de explicar as inúmeras irregularidades na saúde do estado e da tentativa dos senadores de salvar suas imagens agora que Bolsonaro está nas cordas, o que …
Leia Mais »Professor, antes de morrer, não esqueça de finalizar o diário de classe…
Em áudio recentemente difundido pelas redes sociais, aparentemente, uma diretora da rede estadual de Santa Catarina expressa o total desprezo pela vida humana e naturalização do processo de assassinato social sofrido pela classe trabalhadora em meio à pandemia. De acordo com a diretora: Parece que está tendo caso de professores que não estão completando o professor …
Leia Mais »