Em 11 de setembro completam-se 50 anos do golpe imperialista aplicado pelas Forças Armadas chilenas contra o governo reformista da Unidade Popular (UP) dirigido por Salvador Allende. Este trágico evento para o proletariado latino-americano precisa ser sempre recordado não apenas para honrar a memória dos que tombaram lutando por um novo mundo, mas também para aprendermos com o processo anterior ao golpe, a revolução chilena de 1970 a 1973.
Leia Mais »Fábricas Ocupadas 20 Anos
“Sempre que havia uma reivindicação dos trabalhadores, lá estavam os marxistas” – Entrevista com Adilson Mariano sobre o Movimento das Fábricas Ocupadas
Entrevistamos o camarada Adilson Mariano, militante da Esquerda Marxista, professor de História e ex-vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com um mandato revolucionário em Joinville. O camarada foi um dirigente importante dos acontecimentos no movimento de ocupações de fábricas no norte catarinense, entre 2002 e 2007, oferecendo seu mandato de 15 anos, eleito em 4 legislaturas na Câmara de Vereadores, aos interesses e lutas dos trabalhadores e do socialismo.
Leia Mais »Ato na Vila Operária e Popular comemora 20 anos de ocupação da fábrica Flaskô
No último domingo (2/7), pela manhã, ocorreu um ato na Vila Operária e Popular, em Sumaré, interior de São Paulo, em comemoração aos 20 anos de ocupação da fábrica Flaskô.
Leia Mais »Ventos de Esperança: os Encontros do Movimento das Fábricas Ocupadas
Na edição 23 do Jornal Tempo de Revolução foi publicado um relato de 2009 sobre o 2º Encontro de Fábricas Recuperadas pelos Trabalhadores realizado em Caracas, na Venezuela. Mas, até a realização desse evento, inúmeras atividades foram organizadas pelo Movimento de Fábricas Ocupadas no Brasil e internacionalmente.
Leia Mais »20 anos das Fábricas Ocupadas: os trabalhadores podem gerir a sociedade
Militantes e simpatizantes, jovens e trabalhadores, acompanharam a celebração dos 20 anos do início do Movimento das Fábricas Ocupadas. O evento ocorreu neste sábado (3/12) por meio de uma live promovida no canal do YouTube da Esquerda Marxista. A transmissão está disponível e pode ser acessada pelo vídeo embutido nesta …
Leia Mais »Live Comemorativa dos 20 anos das Fábricas Ocupadas
Os trabalhadores e os jovens estão convidados a celebrar uma das mais inspiradoras experiências da classe trabalhadora brasileira. O Movimento das Fábricas Ocupadas se espalhou por dezenas de empresas pelo país, compartilhou suas lições com trabalhadores de vários países, e mostrou que os explorados podem gerir seus próprios destinos. Dia …
Leia Mais »Eles fecham as fábricas, nós abrimos: memória e patrimônio nas ocupações fabris em Joinville-SC
No dia 15 de outubro, o Núcleo Liberdade e Luta Univille e a Liga Acadêmica de Psicologia e Aprendizagem (Lapa) realizaram o Cine Debate sobre as ocupações operárias das fábricas Cipla e Interfibra, em Joinville, que fizeram parte do Movimento das Fábricas Ocupadas e completam 20 anos neste mês. O …
Leia Mais »Realizado II Encontro Latino-Americano de Fábricas Recuperadas pelos Trabalhadores
Lembrar, preservar, comemorar e aprender com a história, estes são os objetivos centrais das comemorações dos 20 anos da ocupação da Cipla. Nesta edição republicamos o relato do II Encontro Latino-Americano de Fábricas Recuperadas pelos Trabalhadores, realizado em junho de 2009.
Leia Mais »Viva os 20 anos da ocupação da Cipla pelos trabalhadores!
Em outubro deste ano comemoramos 20 anos do início de um movimento histórico para a classe trabalhadora brasileira: a ocupação das fábricas Cipla e Interfibra pelos trabalhadores em Joinville e a luta em escala nacional e internacional que impulsionaram em defesa dos empregos e da estatização sob controle operário.
Leia Mais »Intervenção – Documentário das Fábricas Ocupadas
O encerramento das atividades da Ford no Brasil resultará em 5 mil demissões diretas e, somente na cidade de Camaçari (BA), estima-se que 10 mil empregos indiretos estão ameaçados. Para os donos da Ford, e toda a burguesia, os lucros são a prioridade e a vida de milhares de trabalhadores …
Leia Mais »