Liberdade para Thiago e Saif já!

Thiago Ávila e Abu Keshek, após o sequestro junto aos demais ativistas da Flotilha Global Sumud, próximo à costa da Grécia, foram levados para Israel para interrogatório. Os dois seguem detidos na prisão de Ashkelon e tiveram suas detenções estendidas até o dia 10 por decisão de um juiz do Tribunal de Magistrados israelense, apesar de nenhuma acusação formal ter sido apresentada contra eles até o momento.

Lara Souza, noiva de Thiago Ávila, relatou que o ativista está passando por uma situação de violação dos direitos humanos. Além de toda a violência do Estado sionista de Israel empregada no sequestro dos ativistas em águas internacionais, Thiago e Saif estão presos em solitária, em uma prisão que utiliza uma tática para causar desorientação e privação de sono nos detentos. Há também relatos de agressões físicas durante a detenção. Os dois ativistas compareceram a um tribunal israelense com marcas de violência.

Diante desse cenário, o governo Lula apenas condena, em palavras, a prisão de Thiago Ávila. Entretanto, na prática, nega totalmente a possibilidade de rompimento de relações com Israel devido às relações comerciais, em especial nos setores de tecnologia, defesa e irrigação. Assim sendo, apesar de o discurso de Lula parecer radical em defesa da liberação dos detentos da Flotilha e contrário aos ataques do Estado sionista de Israel, não passa de palavras jogadas ao vento, que nada impactam na realidade concreta.

O objetivo do Itamaraty é conseguir a soltura do ativista com o caso chegando à Suprema Corte israelense. Porém, não é garantido nem que Thiago e Saif seguirão vivos até o julgamento desta corte, devido à situação desumana de suas detenções.

A Organização Comunista Internacionalista (OCI) soma-se à luta pela liberdade de Thiago e Saif, participando dos atos convocados em todo o Brasil. Exigimos que o governo Lula não apenas tome medidas concretas para garantir a liberdade dos ativistas presos, mas também rompa todas as relações com o Estado genocida de Israel.