A Teoria Queer é compatível com o marxismo? Pode haver algo como um “marxismo queer”? Yola Kipcak, de Viena, responde que “não” e explica porquê. PARTE 1 Sociedade de classes, opressão e cultura A Teoria Queer chama a atenção para um aspecto do gênero que não pode ser explicado por …
Leia Mais »Outros
Marxismo vs Teoria Queer (parte 1)
Este artigo foi publicado pela primeira vez em alemão pelos camaradas da seção austríaca da CMI, Der Funke. Aqui nós fornecemos uma tradução para o português sobre esta importante questão da Teoria Queer. Ela é compatível com o marxismo? Pode haver algo como um “marxismo queer”? Yola Kipcak, de Viena, …
Leia Mais »A transformação da moral
A teoria comunista está a uma dezena de anos à frente de nossa atualidade russa – em algumas esferas, talvez esteja inclusive um século adiantada. Se não fosse assim, o Partido Comunista não seria um grande poder revolucionário na história. A teoria comunista, mediante o seu realismo e nitidez dialética, …
Leia Mais »Se os Estados Unidos se tornassem comunistas
Este artigo foi escrito para o amplo público norte-americano durante a Grande Depressão, quando milhões de pessoas se radicalizavam e se interessavam em aprender sobre o marxismo e o que significava a revolução socialista nos Estados Unidos. Se os Estados Unidos se tornassem comunistas em consequência das dificuldades e problemas …
Leia Mais »A degeneração da teoria e a teoria da degeneração: Problemas do regime soviético
O socialismo plenamente desenvolvido (comunismo) significa uma sociedade sem Estado. Mas o período de transição do capitalismo ao socialismo exige um extremo fortalecimento da função do Estado (ditadura do proletariado). Essa dialética histórica do Estado foi suficientemente estudada pela teoria marxista. A base econômica do desaparecimento progressivo do Estado operário …
Leia Mais »Bibliografia sugerida para a Universidade Marxista – Brasil
Diante do grande êxito da Universidade Marxista Internacional, que contou com a inscrição de quase 6.500 pessoas de mais de 115 países ao redor do mundo, a Esquerda Marxista, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI), decidiu organizar a Universidade Marxista – Brasil. Confira a programação aqui e inscreva-se. 5º …
Leia Mais »Universidade Marxista – Brasil: Bibliografia para o módulo 3
No próximo sábado, 10/10, às 14h, vamos apresentar o terceiro módulo da Universidade Marxista – Brasil com o tema “A necessidade da Internacional dos Trabalhadores”. O informante dessa edição será o militante da Esquerda Marxista, Evandro Colzani, que irá abordar os seguintes temas: A 1ª Internacional: As bases da independência …
Leia Mais »Os limites pós-modernos das ideias de Foucault: uma crítica marxista
Michel Foucault foi um destacado filósofo francês do chamado pós-estruturalismo. Teve uma grande influência dentro da corrente pós-moderna de esquerda, entre a esquerda acadêmica e entre os ativistas de diversos movimentos, como o feminismo, o anarquismo e o neozapatismo. Muitos ativistas o veem como um complemento e mesmo como uma …
Leia Mais »Peru: da independência à consolidação nacional (1821-1895)
Nesta edição, damos continuidade à série de artigos que trata da formação da sociedade peruana contemporânea e sobretudo, o que levou o movimento operário do país andino à situação em que se encontra. Esse é um estudo da maior importância para qualquer militante que procura entender as perspectivas da luta …
Leia Mais »História do Peru: da colonização à independência (1532-1824)
Nesta nova série de artigos, abordaremos a história de um dos países mais importantes do continente latino-americano: o Peru. Centro histórico de antigas e esplendorosas civilizações, o território peruano sempre exerceu considerável influência sobre os destinos de partes distantes da América do Sul pré-colombiana. A partir da conquista espanhola, no …
Leia Mais »