Publicamos a seguir o texto base para o informe “O imperialismo e o papel da dívida pública”, apresentado na Escola Nacional de Formação da JCI em 6 e 7 de setembro.
Leia Mais »
Publicamos a seguir o texto base para o informe “O imperialismo e o papel da dívida pública”, apresentado na Escola Nacional de Formação da JCI em 6 e 7 de setembro.
Leia Mais »A presente contribuição tem o objetivo de analisar a fundo os dados disponíveis sobre o capital chinês e, principalmente, associá-los à teoria marxista para que avancemos na compreensão do que é a China hoje e de seu papel no capitalismo mundial.
Leia Mais »O conceito de "decrescimento" - que defende a diminuição da produção para salvar o planeta - ganhou popularidade dentro do movimento climático. Mas não há nada de revolucionário nessas ideias acadêmicas e reformistas. Neste artigo, Lubna Badi nos apresenta uma resposta marxista ao “decrescimento”.
Leia Mais »Repercutiu na imprensa nos últimos dias a participação de Lula na 15ª Cúpula do Brics, ocorrida na África do Sul, entre os dias 22 e 24 de agosto. O encontro reuniu um conjunto de países autodenominados “emergentes”, usando uma retórica que busca mostrar uma “multipolaridade” inexistente. Parte da grande imprensa destacou a presença de “ditaduras” na cúpula, enfatizando especialmente o papel da China e da Rússia, mas não foi assim que se referiu à ditadura monárquica assassina da Arábia Saudita.
Leia Mais »Durante o governo Michel Temer (MDB) foi aprovada uma emenda constitucional que definiu um teto para os gastos das instituições do Estado. Resumidamente, o Estado se financia não só com impostos, mas também emitindo títulos do tesouro – os “títulos da dívida pública”. A maioria deles estão nas mãos de bancos e ricaços, que lucram com os juros. O objetivo da lei é estabelecer certos limites ao endividamento estatal. E de onde o governo “corta” para cumprir o teto? De onde é possível de acordo com o sistema capitalista, isto é, de serviços públicos, como saúde e educação.
Leia Mais »O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão responsável por definir a taxa básica de juros no país, a chamada taxa “Selic”, reuniu-se quando ela estava fixada em 13,75% no dia 22 de março. O curioso sobre esse encontro foi que, no dia anterior, centrais sindicais e movimentos populares realizaram atos em todo o país para pressionar o Copom a reduzir a Selic. O resultado não foi nem de longe suficiente para causar qualquer pressão. A tentativa de levar a classe trabalhadora às ruas para opinar nos negócios da burguesia, ou seja, em negócios que envolvem a remuneração do capital e a exploração do trabalho, resultou em atos com algumas dezenas de pessoas, marcados pela presença da burocracia sindical e praticamente sem juventude.
Leia Mais »Embora a imprensa burguesa continue a destacar a recuperação dos dados da economia e do emprego, um olhar mais atento mostra que não há uma melhora real na vida dos trabalhadores, expressa no arrocho salarial e no endividamento. Segundo os dados mais recentes divulgados pelo o Instituto Brasileiro de Geografia …
Leia Mais »Nota da redação: O fundador da corretora de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried, foi preso na segunda-feira (12/12), nas Bahamas. Esse foi mais um episódio da mais recente explosão de uma bolha especulativa do mercado financeiro. Este artigo publicados antes da prisão ajuda a entender esse desdobramento de um ponto de …
Leia Mais »Dados do IBGE afirmam, que o PIB do Brasil variou positivamente 3,9% no acumulado de 12 meses e as expectativas do mercado sugerem um crescimento do PIB de 4,71% para 2021 (Boletim Focus, 03/12/21), projeção reduzida em relação as últimas quatro semanas. Contudo, o fato incontestável da realidade é que o crescimento econômico apontado nos dados acima não é sentido na melhoria das condições de vida dos trabalhadores e a pequena-burguesia amarga cada vez mais sua proletarização. Por que isso acontece?
Leia Mais »No dia 30 de setembro o IBGE divulgou sua última Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio – PNAD. A pesquisa apresenta os dados relacionados à taxa de emprego e renda dos trabalhadores no último trimestre. Destacamos aqui alguns indicadores da pesquisa1: A atual taxa de desemprego caiu para 13,7% da …
Leia Mais »