Entre 3-4 de maio de 2019, o 13º Congresso do Partido Revolucionário dos Trabalhadores foi realizado na Rússia. Dezenas de delegados ao congresso votaram pela unificação com a seção russa da Corrente Marxista Internacional (CMI) e a organização unificada votou por se juntar à CMI!
[Leia o informe original em russo]
O Congresso contou com a participação de representantes de organizações regionais de Moscou, Primorye, Bashkortostan, Saratov, Nizhni Novgorod, São Petersburgo, Território de Krasnodar, Território de Krasnojarsk, a República de Belarus, Chuvashia, a República Komi e outros. Além disso, representantes da seção russa da CMI participaram diretamente dos trabalhos do Congresso.
Também estiveram presentes vários representantes de diferentes organizações políticas de esquerda, incluindo a Frente Vermelha, a Frente de Esquerda e o Partido Comunista Unificado.
No Congresso, foram aprovados as perspectivas atualizadas e o programa do partido, bem como uma resolução sobre a situação atual na Rússia e em todo o mundo. Seus órgãos de liderança também foram eleitos.
A decisão dos camaradas de se unirem fortalecerá o movimento comunista bolchevique-Leninista nos países pós-soviéticos e é um grande e decisivo passo à frente para as forças do trotskismo em todo o mundo.
Viva a democracia operária e o socialismo internacional!