Arte & Cultura

Novo Hamburgo à beira do abismo cultural: O legado de Finck

Em Novo Hamburgo (RS), a ex-prefeita Fátima Daudt (MDB) cortou os recursos destinados à cultura após as enchentes devastadoras de 2024. Agora, com a chegada de Gustavo Finck (PP) à prefeitura, a situação se agrava ainda mais, pois ele teve a audácia de estender o decreto até junho de 2025.

Leia Mais »

“A Semente do Fruto Sagrado”: drama político narra o levante das mulheres no Irã

Em cartaz desde janeiro deste ano, o filme "A Semente do Fruto Sagrado" é um drama político que narra as manifestações no Irã em setembro de 2022, desencadeadas pela morte de Mahsa Amini, jovem de 22 anos covardemente assassinada após ser presa pela polícia moral por uso incorreto do véu.

Leia Mais »

“Prometeu Acorrentado”: um prisma do Iluminismo grego

Com sua mensagem de progresso humano e resistência à opressão, "Prometeu Acorrentado", de Ésquilo, tem inspirado revolucionários há milênios. Neste artigo, Jesse Murray Dean explora os principais temas da peça, seu contexto histórico e a influência que exerce até os dias de hoje.

Leia Mais »

É preciso dar um jeito, camaradas

O filme de Walter Sales, com a brilhante atuação de Fernanda Torres, é um soco no estômago. Uma fotografia impecável com momentos familiares, muitas vezes registrados pela câmera de uma jovem. Um passeio pela música popular brasileira na trilha sonora. O sofrimento causado pela tortura, execução e desaparecimento de um dos seus entes queridos pelo olhar sensível dos membros da família. 

Leia Mais »

“Eles Não Usam Black Tie” é encenada no Rio de Janeiro

Escrita originalmente nos anos 1950 por Gianfrancesco Guarnieri, a peça “Eles Não Usam Black Tie” está em cartaz novamente na capital carioca. A trama representa uma greve numa empresa metalúrgica e envolve conflitos familiares marcados pela consciência de classe. Seu texto segue bastante atual quando envolve piquetes, assembleias, pelegos, fura greves, repressão policial e múltiplas pressões sobre as lideranças sindicais. Ideias como "nada é mais operário do que organizar uma greve" e "só na luta melhora a vida" estão muito presentes.

Leia Mais »

Combater a censura de livros e obras de arte, defender as liberdades democráticas!

Juliana Maciel (PL), prefeita de Canoinhas, SC, voltou a chamar a atenção para uma pauta levantada pela direita mais reacionária nos últimos meses, a censura de livros. Em um vídeo publicado em sua conta do Instagram, Juliana joga dois livros da Mundoteca na lata de lixo e em seguida vomita o velho discurso moralista e hipócrita de defesa dos valores da família. Mesmo para o direito burguês, a ação da prefeita é criminosa, afinal, joga livros comprados com dinheiro público.

Leia Mais »

Ficção hollywoodiana, realidade americana

Na primeira cena de Ficção americana, Monk, o protagonista do filme, é questionado por uma aluna sobre o uso da palavra “negro” em sala de aula. Monk explica que o uso do termo se deve ao contexto da “literatura do sul dos Estados Unidos” a ser discutido e trabalhado na disciplina. Essa literatura, ressalta Monk, deve ser entendida em seu contexto, ainda que expresse “pensamentos antiquados e linguagem grosseira”. Mas a estudante reafirma sua ideia de que “não deveríamos mais usar a palavra com n”, deixa a sala de aula e formaliza uma reclamação contra o professor.

Leia Mais »

Canto de Liberdade do Tuiuti: homenagem a João Cândido

O Paraíso do Tuiuti é uma Escola de Samba do morro do Tuiuti, em São Cristóvão, vizinho da Mangueira. Seus assentamentos informais começaram a ser levantados após os primeiros despejos dos cortiços do Centro do Rio, derrubados com violência na reforma urbana Pereira Passos nos anos 1900. A Escola foi …

Leia Mais »

Abaixo a censura aos trabalhadores da cultura! Por uma arte independente e revolucionária!

No dia 30 de outubro, estivemos presentes na audiência pública sobre os PLs nº 163/2023 e nº 164/2023, promovidos por vereadores reacionários da direita joinvilense. As nefastas propostas desses PLs atingem o Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), com a censura do conteúdo artístico e a, suposta, redução de riscos de fraude ou desvio do dinheiro público, respectivamente. 

Leia Mais »