Organizar a juventude que busca pelo comunismo

Editorial da 30ª Edição do jornal Tempo de RevoluçãoFaça sua assinatura agora! Apoie a imprensa comunista.

“Os comunistas se recusam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! Nela os proletários nada têm a perder a não ser os seus grilhões. Têm um mundo a ganhar. PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!” (Karl Marx e Friedrich Engels. Manifesto do Partido Comunista, 1848)

Há uma camada crescente de jovens ao redor do mundo que se radicaliza e busca por uma saída para o horror capitalista. Estes jovens, estudantes e trabalhadores, estão rapidamente chegando a conclusões revolucionárias. O comunismo ganha uma crescente simpatia entre eles, que são atraídos para a perspectiva de um mundo sem exploração, sem patrões, sem miséria e fome, sem fronteiras e guerras, sem preconceito e violência, de um mundo livre de todos os elementos de barbárie que se multiplicam no decadente capitalismo.

Em 2019, uma pesquisa solicitada por uma fundação de extrema-direita nos EUA, a “Fundação em Memória às Vítimas do Comunismo”, revelou que 36% da chamada “geração Millenium” (nascidos entre 1981 e 1996) e 28% “da geração Z” (nascidos após 1996), com mais de 16 anos, tinham uma opinião favorável ao comunismo. Esse é um resultado surpreendente vindo do país capitalista mais poderoso do mundo e com uma tradição histórica de campanha anticomunista por parte da burguesia imperialista, de seu Estado e sua mídia.

No mesmo sentido, uma pesquisa encomendada, conjuntamente pelo Instituto de Assuntos Econômicos e o Instituto Fraser do Canadá, realizada em 2022, revelou que 29% dos jovens no Reino Unido (entre 18 e 34 anos) apoiavam o comunismo como o melhor sistema econômico.

Aqui no Brasil, das buscas “o que é” feitas no Google, a pergunta que mais cresceu em 2022 foi: “o que é comunismo?”. O discurso anticomunista de Bolsonaro, em que até a Rede Globo era taxada de comunista, certamente despertou a curiosidade em saber do que se tratava afinal este demonizado inimigo. Só que, aparentemente, uma boa parcela dos jovens simpatizou com as ideias que encontraram.

Canais de “youtubers” que se identificam como comunistas crescem e contam com centenas de milhares de seguidores. Cada vez mais temos encontrado, nas lutas cotidianas, jovens que se declaram comunistas e que desejam aprofundar sua compreensão sobre o que é o comunismo, o marxismo, o bolchevismo, o que foi a Revolução Russa e a União Soviética, ou seja, jovens sedentos por conhecimento e teoria.

O fato dessa camada crescente querer se identificar como comunistas, e não como socialistas, é bem compreensível. Ser comunista soa como muito mais radical diante da traição e adaptação de partidos e políticos que se dizem socialistas. Aqui no Brasil isso vai ainda mais longe, com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) sendo um partido burguês que tem, entre seus quadros, o vice-presidente de direita, Geraldo Alckmin.

Um alerta a essa juventude atraída pelo comunismo é o cuidado necessário com os que falam em nome do comunismo, mas que, na realidade, tem uma política que vai na contramão da luta pela libertação do proletariado. Parte disso são as tentativas de reavivar ilusões em Stalin e no stalinismo. É tarefa dos verdadeiros revolucionários comunistas explicar o papel histórico do stalinismo, seus crimes, sua política que organizou derrotas da classe trabalhadora em diferentes países ao longo da história, incluindo o Brasil, e a destruição da Internacional Comunista fundada por Lênin e Trotsky. É preciso diferenciar as conquistas da Revolução Russa e da economia planificada, do papel reacionário da casta burocrática que, ao final, conduziu o Estado Operário de volta ao capitalismo, ou seja, sem sectarismo, explicar porque o stalinismo entra em contradição com as ideias, anseios e necessidades destes jovens.

Você é um comunista? Então organize-se!

Todo comunista deve estar em combate pela construção do partido revolucionário e da Internacional Revolucionária. Lênin já dizia: “o proletariado tem como única arma, na sua luta pelo poder, a organização”. É a vanguarda do proletariado organizada em um partido revolucionário, verdadeiramente comunista, baseado nos princípios do marxismo e do bolchevismo, e que ganhe uma influência sobre as massas, que pode ajudar o proletariado a levar as revoluções à vitória. Sua ausência pode ter consequências trágicas.

Compreendendo o desenvolvimento do ânimo entre a juventude pelas ideias comunistas e a necessidade do combate organizado contra o capitalismo, a seção britânica da Corrente Marxista Internacional (CMI), Socialist Appeal, lançou a iniciativa de espalhar cartazes e adesivos com o seguinte slogan: “Você é comunista? Então organize-se! Junte-se aos marxistas!” e um QR Code para os interessados acessarem. Outras seções da CMI adotaram a mesma iniciativa e a CMI decidiu fazer da campanha “Você é comunista?” uma campanha internacional.

A disposição da juventude no Brasil está em sintonia com o que se passa no Reino Unido e ao redor do mundo. Esses jovens estão fazendo a experiência com o governo Lula-Alckmin e constatando que este governo de união nacional, com a participação da direita e até da extrema-direita, não pode atender às demandas fundamentais de jovens e trabalhadores. A aprovação do “arcabouço fiscal”, da “reforma tributária” e a recusa em revogar o Novo Ensino Médio são a prova disso.

A Esquerda Marxista lança agora, no mês de agosto, a campanha “Você é comunista?” aqui no Brasil, e convidamos todos os jovens que são comunistas, que gostam do comunismo, a se organizarem conosco. Conheça os nossos princípios e, se estiver de acordo com eles, preencha o formulário de adesão para militar conosco.

É tarefa dos verdadeiros revolucionários comunistas ajudar os jovens, que se radicalizam, a entrarem na luta organizada contra o capitalismo, auxiliá-los em sua educação teórica e prática, para que olhem o mundo com os olhos da classe operária e baseiem sua ação na teoria marxista, nas lições históricas da luta do proletariado, no programa elaborado por Marx, Engels, Lênin e Trotsky.

Conheça a Esquerda Marxista e a Corrente Marxista Internacional!

Torne-se um comunista organizado, venha militar conosco!