Arte e mercado: Uma perspectiva econômica marxista sobre a produção artística
Quando? 3 de dezembro de 2020 (quinta-feira), às 18H
Debates:
- A produção artística e a mercadoria. Informante: Vinícius Camargo (20 min).
- O mercado das artes plásticas e a esfera de circulação. Informante: Maurício Iânes (20 min).
- A peça teatral A mais-valia vai acabar, seu Edgar, de Oduvaldo Vianna Filho, do ponto de vista do marxismo. Informante: Jacqueline Takara (20 min).
- O papel da música no desenvolvimento da cultura de massa no fim da Segunda Guerra Mundial aos dias de hoje. Informante: André Mainardi (20 min).
No dia 3 de dezembro (quinta-feira), às 18h, vai ocorrer o Seminário Arte e Marxismo on-line, com informes de artistas militantes da Esquerda Marxista. Este evento faz parte do “Socorro Vermelho” e pretende arrecadar recursos para ajudar nossos camaradas que estão desempregados em função da pandemia.
A atividade deverá servir para o debate sobre a arte e sua relação com o mercado capitalista.
No primeiro informe, há a apresentação da discussão acerca do conceito de mercadoria: afinal, toda arte é mercadoria? O que define a mercadoria? Como aplicar a teoria do valor à produção artística?
Na sequência, o informe concentra-se em tratar da área das artes plásticas, do grande mercado de obras vendidas a preços exorbitantes, da determinação de seus valores e do funcionamento de seus espaços de venda e de troca.
Já o terceiro informe procura analisar a peça teatral A mais-valia vai acabar, seu Edgar, considerada o marco das atividades do CPC da UNE nos anos de 1960. Nesta parte, a teoria marxista é confrontada com sua versão revisionista presente na dramaturgia e na militância do PCB deste mesmo período.
Por último, apresenta-se a discussão sobre os aspectos econômicos do Plano Marshall até a crise capitalista atual, o “boom” da Indústria Fonográfica e seu desenvolvimento.
Como participar?
Para participar, é muito simples! Basta clicar em “inscreva-se” e preencher o formulário do google com seus dados e selecionar a forma de pagamento. A inscrição só será efetivada após o pagamento.
Dúvidas?
Envie um e-mail para arteemarxismo@gmail.com