Por quase seis meses, o presidente do sindicato Kurier (que representa os entregadores de alimentos), Kirill Ukraintsev, está sob custódia. Ele é acusado de repetidas violações da lei por realizar eventos públicos. Mas, na verdade, ele está sendo perseguido por realizar atividades sindicais legítimas e por defender os direitos de um dos grupos mais desfavorecidos e desprivilegiados da classe trabalhadora.
Kirill, um participante ativo de longa data do movimento de esquerda e antifascista, foi um dos fundadores do sindicato Kurier em 2020. Em meio à pandemia, os entregadores se tornaram a parte da classe trabalhadora russa mais afetada pelo comportamento injusto e a impunidade dos patrões. Em 2020-2021, o jovem sindicato realizou uma série de greves e ações bem-sucedidas que permitiram melhorar a situação dos entregadores, e levantar a questão da revisão das relações contratuais com os empregadores, sobretudo representantes de uma das maiores empresas de TI – o conglomerado mail.ru (agora chamado de grupo VK).
Isto foi seguido pela pressão policial sobre Kirill e uma série de prisões administrativas injustificadas que levaram à sua atual prisão e julgamento.
A greve dos entregadores nos portões da sede da empresa Delivery Club, que, segundo a própria empresa, prejudicou sua reputação empresarial, gerou repressão àqueles que estão prontos para lutar. Kirill não apenas ajudou a organizar uma luta justa por direitos trabalhistas legítimos, mas também apoiou ativamente outros grupos de trabalhadores.
Os seis meses de detenção de Kirill em um centro de detenção preventiva expiram em 25 de outubro. A data final do julgamento de Kirill deve ocorrer até 19 de outubro, porque ficar sem sentença em um centro de detenção preventiva por mais de seis meses é proibido pela lei russa.
Por meio da repressão contra os líderes e ativistas dos sindicatos militantes, as autoridades estão tentando reprimir o movimento do proletariado como um todo. O Estado está piorando a doença que aflige nossa sociedade.
Os interesses das grandes empresas e dos trabalhadores se opõem, então a luta entre eles é inevitável. A prisão de Kyrill é uma represália ilegal nesta luta. Chegou o momento de mostrarmos do que somos capazes, de mostrar a solidariedade da classe trabalhadora.
Apelamos a todos os socialistas e ativistas do movimento proletário que expressem apoio a Kirill e façam todo o possível para conseguir justiça para ele.
Você também pode enviar uma carta de solidariedade ao sindicato na Rússia neste e-mail: unioncourier6@gmail.com
Se você é membro de uma organização de trabalhadores; sindicato; e/ou um partido de esquerda, então conte aos seus camaradas o que está acontecendo e exija que suas organizações saiam com uma condenação oficial da repressão contra os sindicalistas na Rússia e exija a libertação imediata de Kirill Ukraintsev.
- Nossa força está na solidariedade!
- Liberdade para Kirill Ukraintsev!
TRADUZIDO POR LEVY SANT’ANNA.