No último sábado, 6 de dezembro, EM e PCB realizaram um ato-debate conjunto em comemoração aos 150 anos de fundação da 1ª Internacional, a Associação Internacional dos Trabalhadores.
No último sábado, 6 de dezembro, a Esquerda Marxista (EM) e o Partido Comunista Brasileiro (PCB) realizaram um ato-debate conjunto na Livraria Marxista (SP), em comemoração aos 150 anos de fundação da 1ª Internacional, a Associação Internacional dos Trabalhadores.
A 1ª Internacional foi fundada em 1864, em Londres. Marx e Engels jogaram um papel dirigente fundamental em sua construção, elaborando os principais documentos, incluindo o manifesto de fundação.
No ato comemorativo, Antonio Mazzeo, representando o PCB, e Caio Dezorzi, pela EM, fizeram as falas iniciais. Ambos recordaram as linhas de pensamento e os fatos históricos que marcaram a fundação e o desenvolvimento da 1ª Internacional, fazendo a ligação com a atual conjuntura e o combate internacional pelo socialismo.
Vários camaradas contribuíram também com intervenções, enriquecendo a discussão. Diferentes falas ressaltaram a importância da iniciativa conjunta entre o PCB e a EM, duas organizações militantes, de luta pelo socialismo, com intervenção concreta na luta de classes. O clima geral foi de comemoração e unidade, com a certeza de que muitos combates nos esperam.
Os pensamentos e métodos dos fundadores do socialismo científico, a experiência da 1ª Internacional, todo o combate histórico dos revolucionários pela organização internacional do proletariado, guardam ensinamentos e um rico arsenal para a luta por uma internacional revolucionária com influência de massas, para a construção do socialismo no Brasil e no mundo. Seguiremos o combate! Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!
Veja todas as fotos do ato-debate comemorativo: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1525514304374662.1073741832.1408913009368126&type=1
Leia mais sobre a 1ª Internacional e o combate dos revolucionários da 2ª, 3ª e 4ª Internacional pela revolução mundial:
– 150 anos desde que a Primeira Internacional foi fundada: A classe trabalhadora necessita de uma Internacional revolucionária, por Alan Woods:
– 150 anos da I Internacional – Viva a luta pela Internacional, por Riobaldo Tartarana:
– A 1ª Internacional – 150 anos de aprendizado, por Rob Sewell:
– Marx, Engels e a 1ª Internacional, por Alex Minoru: