Na manhã de ontem (5 de dezembro), em São Paulo, 57 famílias que moravam na Vila Andrade tiveram que sair do terreno que ocupavam há 40 anos! A Tropa de Choque foi chamada para cumprir o mandado de reintegração e, diante da indignação e resistência dos moradores, usaram spray de pimenta.
O terreno havia sido comprado pelas famílias de uma antiga moradora que entrara com um processo por usucapião da área. Quando ela faleceu, o marido da proprietária vendeu o terreno para seu então advogado, que entrou com o pedido de reintegração. Ou seja, as famílias pagaram pelo terreno do qual agora estão sendo expulsas!
Nesse imbróglio jurídico, a Justiça sempre pende para o lado dos ricos, no caso, os interesses da especulação imobiliária.
A Vila Andrade fica bem no meio do Morumbi, um dos bairros mais valorizados de São Paulo. Os moradores pediram ainda ajuda à prefeitura de Haddad e a própria polícia chegou a esperar algum documento do governo municipal que impedisse a reintegração, mas o Secretário de Habitação (que é do PP de Maluf) teria se negado a ajudar as famílias.
Enquanto o PT estiver aliado ao PP de Maluf, não poderá servir ao povo que o elegeu.