Imagem: Reprodução, Vídeo

Pelo fim da polícia, Fora Tarcísio, contra o despejo da Terra Prometida em Guarulhos

Na manhã de 11 de março, a Polícia Militar de São Paulo disparou contra um morador desarmado da ocupação Terra Prometida durante uma ação de reintegração de posse de um terreno privado. A ocupação existe desde 2016 em Guarulhos (SP). O caso foi filmado por outros moradores e circula nas redes sociais. Na gravação, um primeiro policial pede para que as pessoas saiam da frente de uma escavadeira que tenta entrar na área. A vítima, desarmada, é alvejada de surpresa enquanto conversava pacificamente com um segundo agente e cai no chão após o disparo.

O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) mostra para que ele serve e coloca a polícia, que falsamente diz combater criminosos, como garantidora da propriedade privada dos capitalistas.

A cidade de Guarulhos cresceu desordenadamente e parece que foi sem planejamento algum. Essa ação mostra que há, sim, planejamento: o planejamento do lucro caminha junto com o crescimento das cidades. Moradores sem ter para onde ir, em bairros já distantes de qualquer emprego, ainda são agredidos durante uma ação que começa durante a madrugada para que não tenham tempo de se organizar e evitar serem transformados em pessoas sem teto.

Deputados do PT estão se solidarizando enquanto visitam os escombros da destruição promovida pela polícia do Tarcísio, destruição efetuada a mando da justiça burguesa. Os deputados pediram, então, o afastamento do policial que atirou no morador.

Infelizmente, o evento não é um caso isolado, pois essa é uma política de Estado. Por mais que os policiais envolvidos sejam afastados, meras ações judiciais não vão parar os despejos, pois a lógica do sistema é voltada para manter a propriedade privada, o que gera todo tipo de ação para garantir os lucros da classe burguesa.

A OCI, seção brasileira da Internacional Comunista Revolucionária, se solidariza com os trabalhadores que moram na ocupação e chama os que são contra esse Estado, essa sociedade do lucro, a se organizarem pela derrubada do capitalismo.

  • Pelo fim da PM!
  • Fora Tarcísio!
  • Despejo não!
  • Contra o despejo da TerraPrometida em Guarulhos!