No final da tarde do dia 9 de janeiro de 2023, Nina Tobal publicou em suas redes sociais um relato do abuso sexual que sofreu no mesmo dia em Joinville. O ocorrido, que tomou lugar em plena luz do dia em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, nos prova que não existe local ou horário para uma mulher estar segura e imune de sofrer ataques dentro da sociedade em que vivemos.
O caso ocorreu às 16h30, na Avenida Hermann August Lepper, no bairro Saguaçu.
Além de ter que lidar com o trauma vindo da situação, a vítima também está sofrendo ataques online através de comentários que a acusam de estar publicando a sua história para chamar atenção. Sabemos como esse tipo de comentário serve para perpetuar o comportamento doentio de invalidar a experiência e responsabilizar a vítima pela situação que passou.
Oferecemos toda a nossa solidariedade à vítima e nossa disposição de luta contra esse sistema podre, para que o capitalismo seja enterrado, junto ao machismo, que ele utiliza como munição para super explorar as mulheres, dividir a classe trabalhadora e continuar espalhando sofrimento e opressão.
- Abaixo o machismo! Abaixo o capitalismo! Viva o socialismo internacional!