Educação

Nunes, não temos medo de suas ameaças!

No final de março (31), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) prometeu punir os professores que aderissem à paralisação de 2/4 convocada por entidades sindicais, como o Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep) e o Sindicato dos Professores e Funcionários do Ensino Municipal de São Paulo (Aprofem).

Leia Mais »

Abaixo a privatização das escolas! Revogação já da Lei 18.221/24! Fora Nunes!

Trabalhadores da Educação estiveram em frente à Prefeitura de São Paulo, no dia 18 de março, reunidos em assembleia em defesa da educação pública, contra a terceirização e a privatização da gestão escolar e contra a redução salarial de professores readaptados ou com licença saúde.

Leia Mais »

Lições da vitória indígena em defesa da educação no Pará

O ano da COP30 começou com uma vitória indígena contra Helder Barbalho (MDB). O governador do Pará cedeu e revogou a Lei 10.820, que alterava a carreira do magistério e abria caminho para substituir o ensino presencial por ensino telepresencial (com TVs) em escolas localizadas em áreas afastadas no campo, comunidades quilombolas, ribeirinhas e terras indígenas. Muitas dessas crianças nunca frequentaram a escola ou abandonaram os estudos por não haver uma escola de Ensino Médio próxima.

Leia Mais »

Da bolha reacionária à sala de aula: a invasão do Brasil Paralelo na Educação

O Rasputin brasileiro, Olavo de Carvalho (1947-2022), popularizou entre os setores mais reacionários da sociedade o espantalho do “marxismo cultural”. Essa “transmutação” do fantasma dos comunistas, que teriam substituído a luta revolucionária pela “doutrinação” educacional no interior das instituições do Estado, seria a responsável pela “destruição dos valores ocidentais e …

Leia Mais »

Os ataques à educação pública seguem em frente em Santa Catarina

A educação pública catarinense vive mais um momento de retrocesso com a implantação da chamada "média global". Em vez de promover melhorias estruturais e pedagógicas, essa medida camufla a realidade dos baixos índices educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 onde Santa Catarina figura na 16ª posição (empatado com o Mato Grosso do Sul). Longe de ser uma solução, essa estratégia evidencia um sistema que busca maquiar os problemas da educação para autopromoção governamental.

Leia Mais »

O leilão das escolas estaduais de São Paulo: o violento ataque do governo Tarcísio à educação pública paulista

O 1º leilão da Parceria Público-Privada (PPP) de Novas Escolas foi realizado no dia 29 de outubro, entregando 17 escolas estaduais de São Paulo para a iniciativa privada. O vencedor do leilão ocorrido na Bolsa de Valores de São Paulo foi o Consórcio Novas Escolas Oeste SP, que arrematou, por R$ 3,38 bilhões, escolas das cidades de São Paulo, Araras, Bebedouro, Olímpia, Marília, Lins, Jardinópolis, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto, Campinas, Itatiba, Sertãozinho e Taquaritinga.

Leia Mais »

Pelo Fim dos Vestibulares! Por todos nas Universidades Públicas!

Mais de 4,3 milhões de inscritos, sendo 1,6 milhão concluintes do Ensino Médio, devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 03 e 10 de novembro, em todo o Brasil.Os inscritos concorrem a 264.181 vagas em 127 instituições públicas de Ensino Superior, isto é, do total de inscritos, apenas cerca de 6% poderão ocupar uma vaga na educação pública superior.

Leia Mais »